Configuração de segurança da sua rede sem fio pode influenciar nas velocidades de transferência

Em redes Wi-Fi capazes de operar em alta velocidade (802.11n), um dos fatores que podem influenciar na largura de banda das conexões é o tipo de protocolo usado para protegê-las. Para uma rede n, uma transferência de arquivos realizada a 54Mbps com força total de sinal pode ser considerada anormal, mas pode ser causada por uma limitação do tipo de autenticação usada.

Caso a sua base sem fio seja um AirPort ou Time Capsule, é possível verificar se a causa de um problema de lentidão é essa abrindo o utilitário AirPort Utility (localizado na pasta /Applications/Utilities/), onde a configuração da sua rede pode ser alterada. Na guia Wireless, verifique qual a configuração selecionada na opção Wireless Security: caso ela seja “WPA/WPA2 Personal”, é provável que as suas transferências de arquivos sejam limitadas a 54Mbps com vários aparelhos ligados à rede.

A Apple recomenda o uso da autenticação “WPA2 Personal” na configuração de redes Wi-Fi com AirPorts, mas o mesmo vale para outros modelos de bases sem fio — além da maior velocidade em redes 802.11n, o usuário é beneficiado com maior segurança em autenticações. Este artigo de suporte oferece mais detalhes sobre o assunto, especialmente para quem tiver dúvidas sobre os diferentes protocolos de segurança que podem ser usados.

[via The Mac Security Blog]

Posts relacionados

Comentários