O melhor pedaço da Maçã.
Vídeo: por dentro da fábrica de iPhones da Foxconn na China

Vídeo mostra o dia a dia de uma fábrica de iPhones na China

O que está por trás dos aparelhos que usamos todos os dias?

Falamos sobre a cadeia de produção dos iPhones na China, mas a rigor da verdade, sabemos muito pouco sobre o que acontece dentro das paredes da Foxconn e das demais parceiras da Maçã — tirando, claro, as recorrentes denúncias de violações a direitos trabalhistas, sanitários e humanos. Mas como é, de fato, trabalhar montando iPhones?

Publicidade

O canal do YouTube Tech Vision fez um vídeo bem interessante, reunindo imagens e informações de outras fontes para produzir um “mini-documentário” sobre a rotina, os detalhes e os problemas da fabricação de iPhones em uma fábrica da Foxconn em Zhengzhou — metrópole de 10 milhões de habitantes que ganhou o infame apelido de “cidade dos iPhones”, por montar boa parte dos smartphones da Maçã.

YouTube video

O vídeo vem após mais uma acusação grave realizada contra uma das parceiras da Apple: como falamos aqui há algumas semanas, a Lens Technology foi acusada de utilizar trabalho forçado da população uigure na sua fábrica em Xinjiang (no noroeste da China) — acusação, aliás, negada pela Apple. Além disso, um relatório recente expôs casos em que a Apple demorou anos para cortar relações com empresas acusadas de empregar trabalho infantil e/ou forçado.

No caso da Foxconn (que é o foco do vídeo, afinal de contas), a parceira da Maçã já está há alguns anos sem grandes polêmicas — mas já esteve no centro das atenções por motivos abjetos, como aquele infame caso dos suicídios de trabalhadores e da posterior instalação de “redes antissuicídio” nas habitações de empregados da empresa.

Publicidade

Apesar dos esforços da Foxconn para evitar novos escândalos do tipo, não dá para dizer que a vida dos trabalhadores da empresa é um mar de rosas: como expõe o vídeo, a maioria deles enfrenta longas jornadas de trabalho, seis dias por semana, realizando tarefas repetitivas (como apertar um determinado parafuso) por horas a fio. As horas extras, apesar de classificadas como voluntárias, são basicamente obrigatórias, e os alojamentos dos funcionários são precários e apertados. As maiores reclamações são de cansaço e tédio extremo.

No fim das contas, o vídeo é mais um lembrete que, por de trás da combinação extremamente bem acabada de vidro e metal dos iPhones (ou de quaisquer outros produtos eletrônicos), há algumas realidades um pouco mais desconfortáveis do que gostaríamos de admitir. E assim caminha a humanidade…

via iClarified

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs será homenageado em jardim de heróis dos EUA

Próx. Post

VLC para macOS está agora compatível com Macs M1

Posts Relacionados