WWDC 2010: Steve Jobs fala sobre o novo iOS (não iPhone OS) 4

Como parte das novidades para o iPhone 4, a Apple mudou o nome do seu sistema operacional móvel. Agora, ele simplesmente poderá ser chamado de iOS 4, contendo as novidades anunciadas há alguns meses em um evento fechado da Apple no seu campus, como multitarefa e pastas nas telas iniciais.

Publicidade

Apenas algumas coisas — como integração com o novo monitor retina e maior suporte a recursos corporativos — aparentam ser novidades em relação aos anúncios de abril. Além destes, a Apple aprimorou os apps de câmera e fotos para o iPhone 4 e incluiu o Bing como opção de busca no Mobile Safari graças ao seu apoio ao padrão HTML5, mas ele estará do lado do Yahoo! e do Google (este continua como padrão).

Publicidade

Os mesmos aprimoramentos anunciados hoje para o iBooks do iPad também estarão na sua versão para iPhones e iPods touch, incluindo suporte a PDFs e maiores opções para marcadores. Atuais usuários não terão porque se intimidar: o app sincroniza páginas e marcadores de livros entre múltiplos aparelhos e possibilita o download de todo o conteúdo já adquirido na iBookstore. Simple! 😉

Publicidade

Também é novidade no iOS 4 o sistema de anúncios iAd, já anunciado em abril. Deixando claro que o objetivo do projeto é ajudar desenvolvedores (e não cobrar altos preços para ajudar na folha de pagamentos da Apple), Steve Jobs destacou a importância de oferecer anúncios que mantenham o usuário nos aplicativos e sejam fáceis de se implementar por parte do desenvolvedor — eles só precisam dizer onde eles ficam nos apps e pronto, basicamente.

A Apple está encarregada de vender e hospedar anúncios, comprometendo-se a oferecer 60% da arrecadação com seus desenvolvedores. E de onde virá essa arrecadação. Bom, o iAd conseguiu atrair a atenção de grandes empresas como clientes, incluindo Nissan, CITI, Unilever, AT&T, Chanel, General Electric (GE), Liberty Mutual, State Farm, Geico, Campbell’s, Sears, JC Penney, Target, Best Buy, DirecTV, TBS Network, Disney… ufa! 😛

Publicidade

Os anúncios começarão a funcionar a partir do início de julho. Não há como prever o sucesso do iAd no momento, mas a Apple fechou contratos de US$60 milhões em anúncios para o iOS4, o que representa 48% do total dos contratos de publicidade estimados para 2010. Ou seja, o começo dessa rede de publicidade móvel já pode ser considerado animador para muitos.

O iOS 4 será liberado para desenvolvedores em uma versão candidata à final (Gold Master, ou GM) ainda hoje, mas os usuários deverão esperar até o dia 21 de junho pelo seu lançamento. Ele será compatível apenas com o iPhone 3G, iPod touch 2G (sem multitarefa) e com o iPhone 3GS, iPhone 4 e o iPod touch 3G (com multitarefa).

[imagens: Engadget]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…