E já existem extensões para o Safari em desenvolvimento!

Com apenas algumas horas desde o anúncio do Safari 5, é legal poder dizer que já tem gente trabalhando em extensões para corresponder à nova estratégia de desenvolvimento que a Apple criou para o seu browser no topo dos padrões HTML5, CSS3 e JavaScript, a exemplo do que existe no iPhone com os web apps. Ao fazer contato com desenvolvedores brasileiros que estão na WWDC 2010, descobri que essa novidade está sendo abordada por lá e várias pessoas já começaram a tirar proveito dos seus recursos, especialmente em grandes empresas.

Publicidade

Um exemplo delas é a Panic, famosa por aplicativos como Coda, Transmit e Unison, que devem estar nos Macs de muita gente que trabalha com administração de conteúdos na internet. O que eles criaram com a nova API de extensões do Safari não é revolucionário, mas confesso ter achado bastante útil: qual é o web designer que não gostaria de fazer anotações em um site em desenvolvimento para ajudar na colaboração de projetos em equipe? 🙂

Esse é o objetivo da extensão Coda Notes, um utilitário que a Panic está desenvolvendo para ajudar pessoas a contribuir de forma mais efetiva na criação de páginas web. Ao instalá-la no Safari, um novo botão pode ser usado na barra de ferramentas; quando clicado, ele mostra uma segunda barra abaixo da anterior com pequenos utilitários para fazer anotações, incluindo desenhos com pincéis, lápis, notas com stickies… o que você quiser para mostrar problemas em um site ao seu colega de trabalho.

Feito isso, clique no botão “Enviar” e toda a área da página é rotacionada em 180º para revelar um cartão postal no fundo, pronto para ser preenchido com emails e nomes de quem precisar receber a página recém-anotada como uma screenshot em alta resolução. Tudo feito usando tecnologias web avançadas e abertas em apenas quatro dias — e de um jeito que eu nunca vi ninguém conseguir colocar pra funcionar com qualquer outra API de extensões existente por aí.

Quando me falaram que o Safari ganharia uma API de extensões, eu pensei que seria algo totalmente similar ao Chrome, mas ao ver a proposta desse projeto e de alguns outros, acredito que exista algo mais avançado na mente dos engenheiros da Apple. A ideia não é só expandir as funções do browser, mas também fazer isso de um jeito que atue de acordo com a experiência de uso proporcionada pelo Mac OS X e seus aplicativos! Porém, no caso da Coda Notes, ainda será preciso esperar mais por isso: a Panic ainda espera contar com o apoio de usuários no aprimoramento do novo projeto, o que sugere que extensões não aparecerão aos montes para o Safari no momento.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…