Stanza ganha atualização que o torna um app universal — e pode acabar batendo com o iBooks

Quando o assunto é leitura de ebooks — principalmente os de domínio público —, minha ferramenta favorita sempre foi o Stanza (da Lexycle, adquirida posteriormente pela Amazon.com). Recentemente ele ganhou uma atualização que o trouxe à versão 3.0 com várias novidades, sendo uma das principais sua adaptação para funcionar como um app universal — ou seja, com uma interface própria para o iPad.

Mas não foi apenas isso que chegou ao app: além da adaptação estética, ele ganhou compatibilidade com mais tipos de arquivos, incluindo quadrinhos em Comic Book Archive (apesar de não ter especificado o tipo), documentos em DjVu e PDFs.

Com estas funções, o Stanza continua sendo um ótimo concorrente para o futuro iBooks, sendo dotado inclusive de acesso a lojas de ebooks — ainda que de forma um tanto confusa e mal organizada, mas pelo menos existe.

O Stanza é um app gratuito, e sua versão 3.0 pesa 9,3MB na App Store. Ele é compatível com gadgets que tenham o iPhone OS 3.0 ou superior, mas oferece sincronização de arquivos via iTunes e abertura de anexos em emails aos que tiverem o iPhone OS 3.2 ou superior. Se o iOS 4 não se tornar um requisito mínimo no futuro, o Stanza será uma excelente solução de ereader para os gadgets que não puderem ser atualizados e, consequentemente, não terão acesso ao iBooks.

[dica do Marcelo Ribeiro de Melo, via MacNN]

Posts relacionados

Comentários