O melhor pedaço da Maçã.

Embora aberto, FaceTime não será adotado por todos; Skype já planeja videoconferências no iPhone 4

iPhone 4 rodando o FaceTime

Como todos já estão carecas de saber, Steve Jobs separou o momento “One more thing…” da keynote de abertura da WWDC 2010, nesta segunda-feira (7/6), para falar sobre o novíssimo FaceTime — um sistema de videoconferências embutido no iOS 4, exclusivo para usuários do iPhone 4.

Publicidade

iPhone 4 rodando o FaceTime

Inicialmente o sistema só funcionará via Wi-Fi (3G, quem sabe, em 2011), mas o bacana é que ele não requer qualquer configuração especial. Além disso, funciona tanto na vertical quanto na horizontal, bem como pode alternar entre as câmeras traseira e frontal do iPhone 4.

Algo que chamou muito a atenção de desenvolvedores, durante o anúncio, é que o FaceTime será aberto para a indústria — como um padrão. Isso significa que softwares de comunicação como Skype, Fring, Nimbuzz e outros poderão adotá-lo em suas plataformas, como bem entenderem.

Publicidade

Falando hoje ao Electronista, uma porta-voz da Skype já disse que a companhia não tem planos imediatos de adotar o FaceTime, visto que prefere observar como o processo se dará na indústria e quais serão as suas possibilidades. Todavia, ela indicou que a sua empresa trabalhará para implementar chats em vídeo no iPhone 4, agora que a Apple incorporou uma câmera frontal no seu smartphone.

A escolha da Apple de facilitar o uso do FaceTime traz, porém, algumas desvantagens: como usuários não precisam de cadastros especiais, o único jeito de contatar alguém via videoconferência é iniciando primeiro uma ligação convencional, pela sua operadora. Depois, ao tocar no botão “FaceTime”, o software se encarrega de confirmar que ambos os aparelhos são iPhones 4 e estão conectados a redes Wi-Fi, possibilitando a conexão. Aí sim, com tudo estabelecido, você desocupa a linha do seu telefone.

Isso deve explicar bastante o porquê de a Apple não ter criado um app independente para a função, e nem muito menos ter cogitado usar o nome iChat. São coisas bastante diferentes e, ao menos por enquanto, o FaceTime é restrito ao iPhone 4. Estou curioso para ver, no futuro, como a Apple fará para torná-lo compatível com o iChat do Mac OS X. Afinal de contas, é um caminho inevitável.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Agile Web Solutions atualiza 1Password para o Safari 5

Próx. Post

Microsoft libera atualizações para o Office for Mac e fala mais da versão 2011

Posts Relacionados