O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá começar a reabrir suas lojas na primeira quinzena de abril [atualizado]

A reabertura será em fases, entretanto
Robert Wei / Shutterstock.com
Logo da Apple à noite em loja de Xangai

Quando anunciou o fechamento de todas as suas lojas ao redor do mundo (fora da China) por conta da pandemia de Coronavírus (COVID-19), a Apple adotou um discurso cuidadoso: inicialmente, os espaços permaneceriam fechados por duas semanas, mas depois, com o avanço do surto, isso foi ampliado por tempo indeterminado. Pois agora já temos uma ideia de quando as primeiras lojas poderão voltar a funcionar.

Publicidade

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, a Maçã começará a reabrir as lojas na primeira metade de abril. A informação foi divulgada entre os funcionários da empresa em uma nota escrita por Deirdre O’Brien, vice-presidente de varejo da Apple:

Nós reabriremos nossas lojas de forma escalonada. Neste momento, prevemos que algumas lojas poderão ser reabertas na primeira metade de abril, dependendo das condições de cada comunidade. Nós forneceremos atualizações para cada loja assim que datas específicas sejam estabelecidas.

As reaberturas, portanto, não ocorrerão todas de uma vez. A Apple analisará caso a caso a situação de cada loja/localidade, levando em conta fatores como a situação do Coronavírus na área e as orientações dos governos/órgãos públicos locais. Naturalmente, é de se esperar que as primeiras lojas a reabrirem estejam em países com baixos índices de infecção, como Singapura e Coreia do Sul; os Estados Unidos e o Brasil, por outro lado, deverão ter de esperar mais um pouco.

Na mesma nota, O’Brien estendeu o prazo de “trabalho flexível” (ou seja, trabalho realizado de casa, em horários alternativos) para o dia 5 de abril — isso vale para todos os empregados cujas atividades não precisam ser realizadas nos espaços da própria Apple. A partir dessa data, os casos serão analisados individualmente para estender ou não o prazo mais uma vez.

Produção na Índia comprometida

Enquanto isso, o governo da Índia emitiu uma ordem de quarentena válida para toda a sua colossal população, de 1,3 bilhão de pessoas. Com isso, todos os indianos precisarão ficar em casa pelos próximos 21 dias — exceto para atividades essenciais, como compra de mantimentos e visitas médicas.

Publicidade

Isso, claro, representará um abalo e tanto no ritmo de produção do iPhone XR no país: como se sabe, o aparelho é um dos únicos produzidos (em partes) fora da China, em um complexo de fábricas da Foxconn na cidade de Chennai, no leste da Índia. Com o lockdown, as atividades das fábricas serão quase totalmente interrompidas.

Ainda não há previsões concretas ou números de como a produção do aparelho poderá ser afetada, mas certamente a Apple se pronunciará — direta ou indiretamente — sobre isso nas próximas semanas.

Voluntários da Apple criam site

Enquanto isso, voluntários de uma série de gigantes tecnológicas (Apple, Amazon, Google e outras) uniram suas forças para ajudar no combate à COVID-19. Em parceria com o Hospital Infantil de Boston, os profissionais criaram, desenvolveram e colocaram no ar (em apenas seis dias!) o site COVID Near You, que tem como objetivo reunir dados sobre o alastramento do vírus nos EUA. As informações são da CNBC.

Site COVID Near You

Ao abrir o site, o usuário deve responder um pequeno questionário, primeiro informando se está se sentindo bem ou não; a partir daí, é necessário fornecer algumas outras informações, como sintomas (caso haja), dia em que o mal-estar começou, se o usuário recebeu vacina contra gripe, se está em quarentena, idade, gênero e localização. Por enquanto, o site processa apenas dados de usuários dos EUA.

Publicidade

A ideia da iniciativa é criar um mapa de infecção do país — coisa que não pode ser feita pelas autoridades porque, como já amplamente divulgado, o sistema de saúde de lá não tem condições de testar todos os pacientes com sintomas da COVID-19, dando preferência àqueles que estão em algum dos grupos de risco. Com os dados levantados pelo site, especialistas e profissionais de saúde poderão traçar estratégias mais localizadas de contenção do vírus e tratamento dos doentes.

Publicidade

Boa iniciativa, não?

via AppleInsider, Apple World Today

Atualização, por Eduardo Marques 25/03/2020 às 09:53

Segundo informou a Bloomberg, tanto a Foxconn quanto a Wistron (outra parceira da Apple que fabrica produtos na Índia) suspenderam toda a produção em suas fábricas por lá por conta do lockdown ordenado pelo primeiro-ministro Narendra Modi.

A Foxconn suspenderá as operações até o dia 14 de abril; já a Wistron disse que a empresa também está aderindo ao pedido do primeiro-ministro, mas não comentou exatamente quais produtos são afetados pela suspensão da produção — contudo, sabemos que ela também monta iPhones mais antigos no país.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mais uma fonte corrobora lançamento dos “Apple Glasses” em 2022

Próx. Post

Vídeo: o que há de novo no iOS 13.4, iPadOS 13.4, macOS Catalina 10.15.4, watchOS 6.2 e tvOS 13.4

Posts Relacionados