O melhor pedaço da Maçã.

Guitar Hero ou Rock Band: qual é o melhor palco?

Como foi anunciado na WWDC da última segunda-feira (7/6), a Activision colocou o esperado Guitar Hero na loja de apps da Apple.

Publicidade

No começo, conseguíamos nos virar com as alternativas, como o Guitar Rock Tour, do mesmo gênero. Também não posso deixar de lado o Tap Tap Revenge que, apesar de não me agradar muito, faz um sucesso absurdo na App Store. Depois, para a felicidade dos fãs, a Electronic Arts disponibilizou o Rock Band e elevou o nível para os músicos virtuais.

Colocando lado a lado Rock Band e Guitar Rock Tour, a comparação fica até injusta. Da qualidade das músicas aos gráficos e jogabilidade, a opção da EA é bem superior, como esperado. Mas e comparando o primeiro com o novo Guitar Hero?

Visualmente

Nos gráficos e interface, ambos são de excelente qualidade e não há do que reclamar. A única coisa que me incomodou um pouco foram os alertas usados em excesso, no Guitar Hero: a cada avanço você recebe uma caixinha de confirmação que acaba prolongando os menus.

Repertório

Dois nomes apresentados me empolgaram bastante: Rolling Stones e Queen no repertório inicial! Além de Rise Against, The White Stripes, Weezer e Vampire Weekend.

Publicidade

Com certeza, o repertório de músicas do Rock Band é bem maior, tanto nas músicas previamente instalas quanto na loja embutida, mas isso também se deve ao tempo que o app já está disponível e recebendo updates. De qualquer forma, poder jogar com Foo Fighters e No Doubt — no Rock Band — acabou ganhando a preferência.

Jogabilidade

Nos consoles de videogame, ambos têm seus fãs que preferem uma ou outra coisa de cada franquia, mas, pensando somente na plataforma do iPhone, tenho que dar mais um pontinho para o veterano de iPhone.

Publicidade

Primeiro pela sensação de estar realmente tocando a música, muito mais perceptível no Rock Band. Esse foi um ponto que sempre me incomodou no Tap Tap Revenge, e tenho a impressão de que seus fãs podem também curtir o Guitar Hero — questão de gosto.

A novidade é que, no app novato, existem formas diferentes de interação, como esta linha gerada entre os pontos (mostrada na figura acima) que permite novas maneiras de jogar.

Publicidade

Mas acho que a grande falha do Guitar Hero é exatamente a melhor feature do Rock Band: multiplayer via Bluetooth! O mais divertido desses games é jogar com um amigo, em que cada um toca um instrumento.

· · ·

Parece que todos os pontos positivos foram para o Rock Band. Se eu não gostei do Guitar Hero? Mentira. Gostei sim! Mas ainda prefiro o brinquedinho da Electronic Arts e recomendo que os fãs tenham não só um, como os dois, lado a lado em seus gadgets… ;-P

Ambos estão com quatro estrelas nas avaliações da App Store, então devem estar agradando à grande maioria. Vocês compraram algum? Gostam mais de qual?

O Guitar Hero custa US$3, enquanto o Rock Band sai por US$7 (ou também na sua versão gratuita) na iPhone App Store para iPhones e iPods touch. Mais uma dica? Jogar no iPad também dá certo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Momento Humor: um casamento de iPad

Próx. Post

Depois do mod de iBook G3, iPad vira tela de um Macintosh Classic!

Posts Relacionados