Safari 5: começando a personalizar sua experiência de navegação com extensões

Extensões no Safari

O anúncio do suporte a extensões para o Safari 5 talvez seja a maior novidade apresentada pela Apple no seu navegador, visando corresponder ao enorme acervo de pequenos componentes existentes para a personalização do Chrome e do Firefox. Porém, com uma galeria oficial indisponível por parte da empresa, como os usuários do seu browser podem começar a tirar proveito do que as primeiras extensões para ele oferecem? Felizmente, não é tão difícil, especialmente se você já passou um tempo garimpando plugins para o aplicativo no Mac OS X (e está cansando disso, é claro).

Primeiramente, será preciso habilitar o uso de extensões no Safari 5. A tarefa é simples: basta ir até o menu Safari » Preferências, clicar na guia Avançado e marcar a opção “Mostrar menu Desenvolvedor na barra de menus”. Esse processo tortuoso não será preciso para sempre: quando a Apple abrir sua galeria de extensões, o seu navegador certamente será atualizado para dispensar isso. Depois, clique no menu em questão e selecione a opção “Habilitar Extensões”.

Baixar extensões fora da galeria oficial da Apple será possível, desde que elas possuam certificado digital obtido por um desenvolvedor registrado junto a ela. O mais legal é que, apenas três dias após anunciarmos o início do trabalho deles, já existem dezenas de extensões disponíveis!! 😀 Mas como obtê-las durante o início deste programa de desenvolvimento? Por enquanto, diversos sites do mundo Mac recomendam que os usuários do Safari 5 incluam em seus favoritos este blog, que reúne todos os componentes criados até o momento por desenvolvedores da WWDC 2010. Eles estão mais adiantados no conhecimento dos procedimentos que a Apple exige para as extensões funcionarem, então vale confiar nas recomendações deste site.

Então, o que já podemos achar para customizar o Safari? Vejamos alguns exemplos:

Botão de recarregar de volta ao Safari
Bloqueador de anúncios
Verificador de mensagens novas para o Gmail
Enviando links para o Instapaper
Colocando o botão Snapback de volta à barra de ferramentas
Verificador de feeds para o Google Reader
Recomendar links para o Facebook
Estilo para a barra de estado, à lá Chrome
Usando o Google Reader em um estilo Mac-like

E aí gostou deles? Se sim, continue a personalização do seu Safari por meio da galeria não-oficial de extensões. Ah, se você é web designer e deseja criar a sua própria extensão para o navegador, basta registrar-se no portal de desenvolvedores da Apple: todo o seu conhecimento será bem-vindo, não desperdiçado. 😉

Posts relacionados

Comentários