O melhor pedaço da Maçã.

Blio é uma plataforma de ebooks que faz o Kindle e o iBooks se sentirem simplórios

Você conhece o Blio? Ele deu as caras na CES deste ano, em Las Vegas, mas acredito que acabou passando despercebido por aqui. “Antes tarde do que nunca”, já reza o ditado, e o agora é uma hora conveniente para falar dele, já que sua chegada ao mercado é iminente. Para começar, vou tentar definir com poucas palavras o que é o Blio: é como o software Kindle, mas com a versatilidade do iBooks e a atenção ao design da Creative Suite.

Publicidade

Assim como o aplicativo-loja da Amazon.com, o Blio tem sua loja e é multiplataforma: ele foi concebido para funcionar em PCs, Macs, gadgets com iOS, Symbian, Android… enfim, praticamente qualquer coisa com uma tela colorida e uma CPU. Foco em “tela colorida”, pois ele não pretende lidar com a limitação cromática do hardware Kindle, algo que o aproxima do iBooks.

Mas sabemos que o programa de ebooks da Apple não é exatamente um primor em termos de respeito ao design dos livros — a não ser que sua ideia de “boa editoração” inclua justificação forçada em todas as páginas, mas sem jamais usar hifenização. Só que o iBooks permite a inserção de elementos interessantes, como imagens coloridas e vídeos, por conta do uso do padrão ePub, certo? O Blio também, mas com um detalhe: todo o design concebido cuidadosamente para uma obra (digamos, um livro de receitas que faça uso inteligente da diagramação) é mantido em sua versão final. Touché, Apple.

Não daria para esperar menos de alguém com o currículo de Ray Kurzweil, autor dos livros The Age of Intelligent Machines, The Age of Spiritual Machines e The Singularity Is Near, isso sem contar suas invenções, como uma máquina de leitura para deficientes visuais: o cara tem um pé no hoje e outro no futuro. E justamente essa conexão com o mundo de amanhã gerou nele uma insatisfação com o mercado atual de ebooks, que destrói qualquer obra visualmente mais rebuscada.

Para acabar com isso, o Blio chegará, nos próximos dois meses, na forma de um software gratuito, compatível com PCs e iOS (futuramente também com Macs), além de poder aparecer em outros dispositivos — o Engadget desconfia de que a Walmart tenha algo para revelar. De cara, já vem a promessa de um acervo com mais de um milhão de obras. O software será compatível com arquivos XPS, PDF e ePub, contando ainda com recursos avançados como text-to-speech que acompanha destaques, marcações e um modo de apenas texto, para facilitar a leitura em telas menores.

Publicidade

Confira este vídeo, produzido pela CNET News em janeiro, durante a CES (por favor, releve as promessas de disponibilidade “no mês que vem”):

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KIVPfj6ryME[/youtube]

As coisas estão esquentando, no mercado. Que venha mais concorrência! Esse Blio promete. 🙂

[via NYTimes.com]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Previsões apocalípticas acerca do mercado de ações indicam que a AAPL valerá US$45

Próx. Post

Mais detalhes do novo Xcode 4 vazam na internet

Posts Relacionados