John Gruber afirma: antigo projeto “Marble” se referia à interface do Xcode 4

Em meados de 2008, surgiram rumores de um projeto de interface gráfica da Apple chamado “Marble”, que supostamente culminaria em um novo visual para o Mac OS X em sua versão 10.6 Snow Leopard. Bom, os resultados disso nunca apareceram de fato, conforme havia sido alegado na época, mas hoje, John Gruber, que possui contatos dentro da Apple com detalhes sobre produtos da empresa, conseguiu descobrir do que se tratava o tal codinome.

Na verdade, todos nós já vimos o tal “Marble”. É o Xcode 4.

Segundo Gruber, esta dica veio de contatos com engenheiros da Apple durante a WWDC 2010, onde o aplicativo começou a ser detalhado junto a desenvolvedores. A interface “Marble” representa a total reestruturação do Xcode 4, que dispensa o uso de janelas adicionais para cumprir praticamente todas as fases do processo de criação de aplicativos, desde a escrita de código até o design.

Curiosamente, é incomum que as previsões desse cara não saiam de fato, mas, desta vez, podemos ao menos dizer que ele (ou uma de suas fontes) cometeu um erro. Por outro lado, eu fico pesando até quando os designers da Apple vão viver bem com janelas foscas e controles de interface líquidos.

Posts relacionados

Comentários