Por ser capaz de usar redes HSUPA, iPhone 4 apresenta velocidades de transferência mais altas

Boas notícias a respeito do iPhone 4: uma das novidades que o mais recente smartphone da Apple traz é o suporte a redes HSUPA, e isso parece estar dando ótimos frutos. Testes realizados pela ZDNet comprovaram que o novo iPhone consegue atingir taxas de transferência de dados superiores às do seu irmãos mais velhos, os iPhones 3G e 3GS.

Publicidade

As velocidades de transferência inicialmente chamaram a atenção de Jason Hiner, repórter da ZDNet, que então resolveu fazer dois testes (o da Speedtest.net e o da Xtreme Labs, ambos disponíveis na App Store gratuitamente: 1, 2) em alguns locais que frequenta (ah, Hiner diz que seu aparelho não sofre do “iPhone Death Grip”). Para descartar a possibilidade de a AT&T ter feito algum upgrade em sua rede local, ele repetiu os experimentos com um iPhone 3G, que serviu de “controle”.

Confira os resultados:

Publicidade

A diferença de velocidade é mais sentida no upload de dados, tarefa na qual uma rede HSUPA é cerca de duas a quatro vezes mais eficiente que as outras (0,5–1,2Mbps contra 0,3Mbps): a presença desse recurso faz do iPhone 4 tecnicamente um smartphone “3,5G” e o ganho de velocidade é bem-vindo na hora de enviar vídeos editados no iMovie para o YouTube ou uma galeria do MobileMe. Mas claro, é importante que a operadora dê suporte a tal tecnologia, ou seja, de nada vale ter o telefone, se você não tiver uma rede local compatível.

Alguém sabe dizer quais operadoras brasileiras suportam HSUPA?

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…