Após lançar dois novos produtos revolucionários recentemente — o iPad e o iPhone 4 —, Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design industrial da Apple, resolveu abraçar mais um grande desafio que foi apresentado para a diretoria da empresa durante a reunião semestral de “minimalização”. O evento ocorreu na semana passada, na própria sede da gigante de Cupertino.
O resultado da reunião – que começará a ser colocado em prática agora, no verão do Hemisfério Norte, representa um grande esforço de design: a Apple apresenta uma nova versão para a sua marca corporativa (a décima nos últimos 13 anos).
Como defesa para a mudança, Jony Ive apresentou um mínimo parágrafo como sua justificativa:
Na era móvel, nós temos que diminuir, não adicionar. Reduzimos 24% do volume do iPhone, eliminamos o Flash e, agora, vamos eliminar o excesso em nossa própria marca.
Juntamente com o logo, foi apresentado ainda um novo slogan para marcar esse novo posicionamento: Think dif — uma versão simplificada do já consagrado Think different.
“O logo antigo era muito complicado”, explicou um artista gráfico de dentro da Apple. “Folha, maçã… maçã, folha — o olho nunca sabia onde deveria focar. A solução é pura Apple. Ou, deveria dizer, pura folha.”
Veja um exemplo de como ficará a aplicação nas máquinas que serão vendidas a partir do lançamento da campanha:
Eu adorei; e você, o que achou? 😉
[via Scoopertino]