O melhor pedaço da Maçã.

Contas de usuários na iTunes Store são hackeadas para aumentar popularidade de apps

Ícones de apps fraudulentos

Há alguns dias, usuários começaram a relatar potenciais fraudes em downloads da App Store, supostamente causadas por um desenvolvedor que teria conseguido invadir as contas de centenas de usuários e realizar downloads de aplicativos. A ação aparenta ter sido conduzida por um vietnamita que chegou ao final da semana passada com 40 apps entre os 50 mais vendidos na categoria de livros, arrecadando nada menos que US$1 milhão em um período bastante curto.

Publicidade

Em pouco tempo, muita gente começou a relatar que teria perdido dinheiro com a compra irregular desses produtos, especialmente usuários cujo cartão de crédito é diretamente associado à conta na iTunes Store para aquisição com “um clique” (1-click). Nos comentários de alguns produtos pertencentes ao desenvolvedor que seria responsável pela fraude (como os da imagem acima), havia comentários suspeitos com breves elogios, juntos de dezenas de reclamações vindas de quem chegou a perder US$300 com compras fraudulentas.

Dada a falta de conhecimento geral sobre o tal vietnamita e o volume necessário para dominar uma categoria inteira de apps na App Store, acredita-se que uma enorme brecha de segurança foi explorada para entrar em uma grande parte das contas de usuários via iTunes, sem limitar-se apenas aos Estados Unidos. Alguns usuários chegaram a reclamar com a Apple do que está acontecendo, mas receberam respostas de que ela ainda está investigando a extensão do problema de segurança — incluindo até comentários de Phil Schiller, executivo de marketing dentro da empresa.

Ícones de apps fraudulentos

No momento, todos os apps envolvidos na fraude estão fora da App Store, mas os usuários da loja ainda devem ficar em alerta e, no caso de terem informações bancárias associadas às suas respectivas contas, removê-las o quanto antes e ficarem atentos aos recibos enviados via email pela Apple. Devido ao fato de não se tratar de nada recente (pois há relatos de operações ilegais com contas da iTunes Store na Ásia há um bom tempo), são grandes as possibilidades de um grande reembolso ser anunciado pela Apple nos próximos dias.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TranslateIt! ganha suporte para o Safari 5

Próx. Post

Review: Calendars, um cliente de Google Calendar para iOS da Readdle

Posts Relacionados