O melhor pedaço da Maçã.

Gmail agora envia emails de outras contas através de servidores de terceiros

Logo do Gmail

Se você recebe mais de um email pela sua conta do Gmail, é bem provável que já tenha utilizado a opção que o Google dá de enviar emails com o campo From: indicando a conta que você quiser. Na aba Accounts das configurações do serviço é possível não só pedir que ele baixe mensagens via POP3, como também especificar certas contas de envio.

Publicidade

Isso sempre funcionou muito bem, mas não era perfeito devido a um detalhe que poucos talvez já tenham notado: a depender do servidor ou cliente de emails de quem receber uma mensagem sua, o Google era obrigado a adicionar a informação sobre a sua conta original no Gmail porque o envio era feito pelos seus próprios servidores. Assim, ele evitava que certos servidores encaminhassem as suas mensagens para spam, já que usar servidores alheios é uma técnica bastante explorada por malfeitores.

Gmail enviando mensagens via SMTP

Agora, o serviço pode funcionar _também_ desta forma:

Gmail enviando mensagens via SMTP

Editando as informações de envio de suas contas, você pode agora especificar que o Gmail dispare mensagens pelo próprio servidor de email original do domínio respectivo. Ou seja, o email deixa de ter que passar pelos servidores de saída (SMTP) do próprio Google e, com isso, não mais necessita de qualquer associação com a sua conta @gmail.com.

Publicidade

A configuração é simples como em qualquer cliente de emails:

Gmail enviando mensagens via SMTP

Caso o seu servidor de saída não suporte o protocolo SMTP autenticado ou você nem sequer possua um servidor de disparo de mensagens disponível no seu domínio (é o caso de quem tem contas apenas de redirecionamento, por exemplo), a opção anterior de enviar emails pelos servidores do Google continua disponível.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova Apple Retail Store de Nova York será aberta em novembro

Próx. Post

Desenvolvedor, fica ligado: atualizar não ajuda, baixar o preço sim

Posts Relacionados