O melhor pedaço da Maçã.

Fundador do SproutCore deixa Apple e decide focar-se em recursos para criação de web apps em HTML5

Responsável pela criação da tecnologia SproutCore usada atualmente nos web apps do MobileMe, o desenvolvedor Charles Jolley anunciou recentemente ter deixado a Apple para focar-se na evolução do seu projeto, que oferece recursos para desenvolvedores criarem aplicações ricas para a web usando JavaScript e HTML5 de forma similar ao estilo de programação para o Mac OS X. A empresa descobriu Jolley há alguns anos e o ajudou a desenvolver sua tecnologia até hoje, começando pela .Mac Web Gallery, em 2007.

Publicidade

De lá pra cá, vieram o MobileMe e o iWork.com, dois projetos que foram as maiores aplicações de uso da tecnologia SproutCore até o momento, mas que não contribuíram no estímulo do seu uso em outras empresas. Devido a isso, Jolley está no processo de regularização de uma startup chamada Strobe, que dará continuidade às inovações por trás do que foi criado por ele no passado para habilitar criação de web apps com enorme interatividade, sem nenhum requerimento extra além de tecnologias padrão da internet.

Tudo isso continuará sendo oferecido gratuitamente aos interessados em usar SproutCore para criar conteúdos na web, já que ele pode oferecer muita coisa capaz de compensar a ausência de plugins no iOS, por exemplo. Atualmente, 1.500 pessoas participam da lista oficial de discussões sobre a tecnologia, sem falar que, enquanto ele estiver em uso no MobileMe, a Apple continuará sendo uma das principais contribuidoras no seu progresso, mesmo sem contar com Jolley entre seus funcionários.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Radicci: “iPod. Mil e uma utilidades.”

Próx. Post

JP Tech traz tripés Gorilla, da Joby, para o Brasil

Posts Relacionados