Indícios apontam para um futuro Flash 11 com renderização de gráficos 3D

Ícone do Adobe Flash Player

Ora, ora, o Flash Player de repente ficou muito mais atraente para desenvolvedores que quiserem criar jogos multiplataforma com gráficos tridimensionais. Veja a descrição de um evento programado para ocorrer em 27 de outubro, último dia da Adobe MAX 2010:

Junte-se a Sebastian Marketsmueller, engenheiro do Adobe Flash Player, para mergulhar a fundo nas APIs 3D da próxima geração, chegando numa futura versão do Flash Player.

Ou, pelas palavras de Imbert Thibault em um post para atiçar a curiosidade dos interessados, “O que eu posso dizer é esqueça tudo o que você já viu, isto vai ser grande. :-D” Dentre outras novidades que podemos esperar, Thibault já mencionou renderização de texto, shaders e aceleração por hardware — esperemos só que o Mac OS X esteja incluído nisso tudo.

O Flash 10 trouxe, em 2008, formas de trabalhar com elementos bidimensionais em um espaço 3D. Com estes anúncios, provavelmente os desenvolvedores poderão contar com ambientes completamente tridimensionais como os encontrados em jogos modernos para enriquecer a navegação por sites, multiplicar o entretenimento e levar o consumo de nossas CPUs às alturas tirar todo proveito das GPUs modernas cada vez mais presentes nos computadores, sejam desktops ou laptops. Dado o nível de possibilidades trazidas por renders 3D, é razoável pensar que o lançamento destes recursos represente um avanço numérico para a versão 11 do Flash Player.

Parece que o Flash vai passar de vez os padrões abertos, com essa… oops, não: na verdade, ele vai só alcançá-los. E a corrida da Rainha Vermelha prossegue, espero que para o benefício de todos nós, usuários.

[via CNET News]

Posts relacionados

Comentários