O melhor pedaço da Maçã.

Review: um passeio mais aprofundado pelo aplicativo Sonora para iOS, do portal Terra

Ícone do Sonora

Há pouco mais de um mês, noticiamos aqui no site o lançamento da primeira versão do aplicativo Sonora para iPhones/iPods touch. Na ocasião, fizemos uma avaliação superficial do app desenvolvido pelo Terra, até porque não tínhamos uma conta do Sonora Clube à nossa disposição.

Publicidade

Prontamente, fomos contatados pelo Lúcio Schneider, diretor de produtos do Terra e responsável pelo Sonora. Ele nos contou que uma nova versão do aplicativo estaria sendo enviada em breve para a Apple e que nos cederia uma conta para testes, assim que ela estivesse disponível. E aqui estamos, finalmente! 😉

Sonora 1.1.0 no iPhoneSonora 1.1.0 no iPhoneSonora 1.1.0 no iPhone

O Sonora 1.1.0, já disponível na App Store, permite que usuários ouçam músicas com o iPhone travado e/ou em modo silencioso, traz um novo layout de buscas, botão com informações sobre as músicas em execução no player, cadastro grátis para novos usuários e diversas correções de bugs e aprimoramentos em performance.

Em nossos testes, constatamos claramente todas essas melhorias — apesar de ainda enfrentarmos uma instabilidade aqui e ali. Numa conexão Wi-Fi, usar o Sonora é um prazer; em 3G ele também é bastante satisfatório, mas a experiência já não fica mais tão ágil.

Publicidade
Sonora 1.1.0 no iPhoneSonora 1.1.0 no iPhoneSonora 1.1.0 no iPhone

Na tela de configurações do Sonora, fomos capazes, agora, de selecionar a opção de streaming em alta qualidade — o que acabou com nossas reclamações sobre a baixa qualidade das músicas ouvidas por lá. Além disso, o app permite que o usuário habilite o download de músicas via 3G — o que só é recomendado se você tiver um plano de dados ilimitado, é claro.

Aliás, por falar em download de músicas, eis a grande vantagem de ser um assinante do Sonora Clube (que custa R$25 mensais): você pode baixar quantas músicas quiser pelo portal e armazená-las localmente no seu gadget. O aplicativo Sonora ainda precisa ser aberto para você ter acesso a elas, mas ele não requer mais uma conexão à internet para isso.

Publicidade
Sonora 1.1.0 no iPhoneSonora 1.1.0 no iPhoneSonora 1.1.0 no iPhone

A área Rádios do Sonora é superbacana, bem dividida em estilos musicais dos mais diversos. Criar uma playlist é tarefa para um simples toque, e aí você pode organizá-la do jeito que bem entender. Também é muito fácil conferir artistas, álbuns ou músicas similares às que você estiver ouvido.

A Busca funciona muito bem e conta com filtros por artista, álbum ou música. Na parte inferior da tela, você também tem acesso aos rankings de canções mais populares do Sonora. O Meu Sonora é criado por você mesmo, a partir dos seus gostos pessoais.

Sonora 1.1.0 no iPhoneSonora 1.1.0 no iPhoneSonora 1.1.0 no iPhone

Infelizmente, ainda não foi no update 1.1.0 que o Sonora foi adaptado para o iOS 4. Embora rode perfeitamente na última versão do sistema operacional móvel da Apple, ele não usufrui das capacidades do novo firmware — ou seja, você não pode fechar o app e fazer outras coisas enquanto ouve músicas por lá. A falta é bastante grande, mas deverá ser sanada em breve.

O Sonora requer o firmware 3.0 ou superior de iPhones/iPods touch e não custa nada na App Store (9,5MB).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

China autoriza venda de iPhones com Wi-Fi

Próx. Post

Mais um motivo pra você odiar sua conexão com a internet: o YouTube agora tem vídeos em resolução 4K

Posts Relacionados