O melhor pedaço da Maçã.

Samsung tenta novamente derrubar banimento do Galaxy Tab; especialistas acham que juíza poderá interceder no veredito

iPad 2 vs. Galaxy Tab 10.1

Conforme comentamos em nossa cobertura do julgamento entre Apple e Samsung, apesar do péssimo resultado para a sul-coreana, suas tablets se livraram das acusações de cópia. Só que, antes de o julgamento começar, a juíza Lucy Koh baniu os Galaxy Tab 10.1 dos Estados Unidos.

Publicidade

iPad 2 vs. Galaxy Tab 10.1

A Samsung já tentou acabar com o banimento, sem sucesso. Porém, por causa da decisão do júri, a Samsung entrou com um pedido [PDF] para acabar com a restrição de vendas do gadget, alegando que o banimento foi injusto, já que o aparelho não infringe as patentes da Apple. A empresa também está pedindo ao tribunal que segure o depósito de US$2,6 milhões feito pela Apple para garantir a liminar, até que uma audiência sobre o assunto possa ser realizada — obviamente, ela vai argumentar que está sofrendo perdas desde que a tablet parou de ser vendida no país.

O pedido da empresa faz bastante sentido, mas Philip Elmer-DeWitt, do Fortune Tech, levantou uma discussão interessante sobre o Galaxy Tab. Ele sempre foi um dos gadgets mais contestados pela Apple, e a própria juíza admitiu que o design dele era bastante similiar ao do iPad — o que garantiu a injunção contra ele.

Publicidade

O fato é que Koh tem o poder de alterar a decisão do júri, através da artigo 50º (Rule 50) — ele permite que um juiz emita um veredito final quando as evidências apontam para uma conclusão razoável/óbvia, mas diferente da escolhida pelo júri. Por que Koh faria isso? Segundo alguns especialistas, o júri não colocou o Galaxy Tab no bolo pois a Apple não detém o registro do visual (trade dress) do iPad.

Veja este trecho da entrevista de Greg Sandoval (um dos jurados), para a CNET News:

Nós estávamos discutindo as reivindicações de trade dress não registradas. Isso levou um tempo, porque alguns dos caras queriam dar [para a Apple] a proteção para cantos arredondados, ícones e retângulos, mas que não foram registrados. Assim, alguns dos jurados disseram: “Por que estamos brincando de escritório de patentes? Nós não somos o escritório de patentes. Isso não está nem mesmo registrado.” E outros jurados falaram que, quando você olha para a combinação desses recursos, se parece com um [aparelho] Apple. Mas nós não queríamos tirar a Samsung do mercado porque nós pensamos: “Ok, bem, a Apple tentou ganhar uma patente para tudo isso e não conseguiu, agora eles querem que a gente ganhe isso pra eles. Nós não queremos fazer isso.”

Contudo, segundo especialistas, o código federal que rege marcas nos Estados Unidos diz que é ilegal copiar o design de um produto se ele for suficientemente famoso — alguém duvida que é? Resumindo, o design do iPad não precisa ser registrado para ser protegido de cópias.

Publicidade

Não duvido este seja um dos pontos de reclamação dos advogados da Apple. Com toda certeza eles estão felizes com o primeiro desfecho do caso, mas é claro que, se puderem ir mais a fundo, irão.

Voltando à discussão sobre o atual sistema de patentes — conforme falamos no MacMagazine no Ar #006 —, ele precisa, sim, de uma revisão, e urgente! Mas uma coisa temos que levar em consideração: ambas as empresas (Apple e Samsung) são enormes, gigantes, e sabem muito bem quais são as regras do jogo. Não tem coitadinha nessa história, e antes que alguma delas se coloque nessa posição — como a Samsung demostrou em sua declaração após o veredito [atualização II] —, vale fazer um paralelo com futebol: é a mesma coisa que um time reclamar do campo, que ele está ruim (esburacado, com a grama alta, etc.). Se está ruim para um, está também para o outro. E isso não pode servir de desculpa para ter tomado uma goleada.

[via The Verge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surgem mais imagens de supostas peças destinadas ao iPhone de sexta geração; NFC chegando?

Próx. Post

Google se posiciona sobre vitória da Apple contra a Samsung e não vê muita relação com o Android

Posts Relacionados