O melhor pedaço da Maçã.

Prey ajuda usuários na busca por qualquer computador roubado e/ou perdido, gratuitamente

Serviços que ajudam usuários a monitorar um computador perdido ou roubado por meio da internet já existem há um certo tempo — inspirados pelo Find My iPhone, que a Apple oferece a gadgets com iOS por meio do MobileMe. Mas já se imaginou capaz de tirar proveito de algo assim gratuitamente? Essa é a proposta do Prey, um produto open source que agora pode oferecer ajuda a qualquer pessoa quando o seu computador é perdido ou roubado.

Publicidade

Para começar a usá-lo, basta criar uma conta no seu site oficial e instalar um aplicativo no seu computador — independentemente de ele ser um Mac ou PC rodando Windows/Linux. Uma vez que você associar sua máquina ao serviço online do Prey através deste software, ele poderá enviar um relatório detalhado sobre o estado do seu computador sempre que você ordenar isso através da internet em outros lugares, nos casos de perda/roubo.

Assim que sua máquina desaparecida for conectada à internet, o Prey atenderá a qualquer pedido vindo do serviço online para enviar dados sobre o estado dela, os aplicativos e conexões em uso e imagens do conteúdo na tela e até da pessoa que a estiver usando, caso uma webcam possa ser usada. Essas categorias de informações podem ser configuradas de forma que você receba no serviço online apenas o que quiser saber sobre o computador em questão, e mesmo que ele não possua nenhum hardware capaz de enviar sua localização com facilidade, o Prey ainda se baseia em triangulação de hotspots Wi-Fi para contornar isso.

É óbvio que ninguém aqui quer se preocupar com uma situação dessas, mas vale a pena estar pronto para eventualidades, ainda mais com o serviço sendo gratuito. Para começar a usar o Prey em seu Mac, certifique-se de que ele esteja rodando as últimas versões do Leopard ou Snow Leopard e vá até o site oficial para seguir as demais instruções.

[dica do Juliano Dorneles dos Santos]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera versão 1.1 do Mac OS X Server 10.6.4 e Wiki Server Update 1.0

Próx. Post

Novo aplicativo possibilita envio de fax através de iPhones/iPods touch [atualizado]

Posts Relacionados