O melhor pedaço da Maçã.

Novo chip ARM da Qualcomm finalmente bate o M1 em testes multi-core

Resultados aparecem na iminência do lançamento do chip “M3”
Snapdragon 8cx Gen 4

Resultados encontrados no banco de dados do Geekbench 5 dão conta de que a Qualcomm finalmente conseguiu bater a performance do chip M1 e quase empatar com a do M2 com o vindouro Snapdragon 8cx Gen 4, o qual ainda está em desenvolvimento e deverá ser lançado entre o fim deste ano e o início de 2024.

Publicidade

Embora tenha sido superada com folga pelas duas gerações de chips da Maçã nos testes de single-core, a nova aposta da Qualcomm para alavancar de vez os processadores ARM no mercado de PCs foi bem melhor nos testes multi-core, especialmente quando comparada ao Snapdragon 8cx Gen 3:

ProcessadorSingle-coreMulti-core
M12.3348.316
M22.5899.742
Snapdragon 8cx Gen 31.1075.893
Snapdragon 8cx Gen 41.1979.337

Chamado internamente de “Hamoa”, esse chip possui uma arquitetura um pouco diferente da dos processadores da Apple, o que ajuda a explicar essa discrepância entre os resultados single-core e multi-core. Segundo o Windows Latest, ele tem oito núcleos de performance e quatro núcleos de eficiência, enquanto tanto o chip M1 quanto o M2 possuem quatro núcleos de performance e também quatro núcleos de eficiência.

Em outras palavras, o Snapdragon 8cx Gen 4 só foi capaz de superar o M1 e quase empatar com o M2 nos testes de multi-core por ter o dobro de núcleos de performance, o que pode implicar em algumas desvantagens, como um maior consumo de energia — justamente o maior trunfo do Apple Silicon. Isso, contudo, só poderá ser verificado uma vez que o processador da Qualcomm chegar de vez ao mercado.

Como notado também pelo Windows Latest, os núcleos do Snapdragon 8cx Gen 4 foram projetados pela Nuvia — uma startup de design de chips fundada em 2019 por ex-funcionários da Apple e que foi comprada pela Qualcomm em 2021 por US$1,4 bilhão. Ao que tudo indica, o investimento da companhia finalmente parece estar dando resultados mais significativos.

Publicidade

É importante lembrar, entretanto, que os chips M1 e M2 foram lançados em 2020 e 2022, respectivamente, sendo que o aguardado “M3” poderá muito bem ser apresentado já neste mês com uma arquitetura de 3 nanômetros (contra os 5nm dos chips anteriores). Como o chip da Qualcomm poderá acabar ficando apenas para 2024, é seguro dizer que a companhia ainda tem bastante trabalho pela frente até alcançar a Apple de fato.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mapas: Apple e Google desativam recurso em Israel e na Faixa de Gaza

Próx. Post

Firefox ganha melhorias no visualizador de abas e no editor de PDFs

Posts Relacionados