Lembra de quando começaram os rumores sobre a adoção do Bing como ferramenta de busca no Mobile Safari? Sem dúvida essa novidade tem uma dose de despeito nela, apesar de o buscador da Microsoft ser bem eficiente e capaz… nos Estados Unidos. Mas, para quem acha que esse tipo de medida pode mexer com a gigante de Mountain View, melhor pensar duas vezes, pois seu domínio do mercado de buscas móveis é quase absoluto.
O gráfico acima, resultado de uma pesquisa da StatCounter, mostra que, enquanto o Google detém “só” 90,57% do mercado de buscas no desktop, sua penetração nos sistemas móveis consegue ser maior ainda: quase 98,3%. O segundo colocado, o Yahoo!, não tem nem um centésimo disso, e estou falando literalmente: 0,8%. A suposta “arma da Apple contra o Google”, o Bing, tem menos ainda: quase metade disso, 0,46%, duzentas vezes menos que o Google.
Não é de se espantar, se pararmos pra pensar: o Google começou com dois pés direitos no iPhone, o primeiro sistema móvel que tornou viável para pessoas comuns usarem a internet, sem falar que ele tem o Android, segunda melhor plataforma móvel do mundo, todo pra si. Desta forma, fica difícil imaginar como a Apple poderia alfinetar o mercado do Google, seja abraçando concorrentes em seu sistema ou lançando um “iFind”, “Spotlight Web” ou qualquer coisa do tipo. Só se a Maçã banir do iOS os serviços do Google — mas aí é muito mais fácil ela sair queimada. :-S
[via TechCrunch]