O melhor pedaço da Maçã.

IDC: Android e iOS dominam o mercado de smartphones e tablets

Top 6 sistemas de smartphones no Q3 2012, IDC

A Apple fomentou os segmentos de smartphones e tablets como conhecemos hoje, mas tem perdido bastante mercado para dispositivos rodando o sistema operacional móvel Android, do Google.

Publicidade

Segundo a IDC, mesmo vendendo ainda mais iPhones e iPads durante o terceiro trimestre de 2012 do que no mesmo período no ano passado — 26% mais tablets e 57,3% mais smartphones —, o iOS não conseguiu conter o rápido crescimento do Android, principalmente entre os celulares inteligentes.

Top 6 sistemas de smartphones no Q3 2012, IDC

Entretanto, os números da Apple ainda são muito bons. A gigante de Cupertino vendeu 14 milhões de iPads, segurando 50,4% do mercado de tablets. E, apesar de ficar bem abaixo do Android — que concentrou 75% dos despachos durante o trimestre passado —, o iOS foi o único sistema que conseguiu dois dígitos de market share, com 26,9 milhões de iPhones vendidos.

Publicidade

Desenfreado, o crescimento do Android também afetou o mercado de outros sistemas. Os smartphones fabricados pela Research In Motion (RIM) agora têm apenas 4,3% de market share. O Windows Phone conseguiu, apesar da forte concorrência, crescer: os 3,6 milhões de unidades despachadas ajudaram a Microsoft a crescer 140% ano a ano, pegando para si 2% do mercado durante o trimestre passado. Também perdendo mercado, o Symbian encolheu 12,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Top 5 fabricantes de tablets no Q3 2012, IDC

Entre as tablets, a Apple cresceu bastante (26,1%) se comparado ao mesmo período de 2011, mas seus concorrentes aceleraram muito mais na corrida pelo topo do ranking. A Samsung cresceu 325% no segmento, a ASUS 242,9% e a Lenovo 100%. Com seus Kindles Fire, a Amazon conquistou 9% do mercado. Lembrando que, por ter muito mais mercado e vender muito mais tablets que suas concorrentes, é muito mais difícil para a Apple crescer num ritmo alucinado como as outras empresas cresceram.

Publicidade

O mercado de tablets em si viu um crescimento de 49,5% ano a ano, totalizando 27,8 milhões de dispositivos despachados. Os smartphones também experimentaram um crescimento parecido: 46,4% ano a ano, com 181,1 milhões de unidades despachadas.

[via TNW: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Momento Humor: depois do iPad mini, eis o comercial de lançamento do “iMac touch”

Próx. Post

Apple começa a aceitar reservas online para quem quer buscar novos iPads em uma de suas lojas

Posts Relacionados