Review de livro: “Faça como Steve Jobs”, de Carmine Gallo

Livro - Faça como Steve Jobs

por Henrique Autran

Livro - Faça como Steve JobsEu me considero ainda um calouro no mundo dos “macmaníacos” e fãs da Apple e de Steve Jobs. Paquerei durante muito tempo iPods, MacBooks e o iPhone. Depois que comprei meu primeiro MacBook, em 2008, a paixão ficou cada vez mais visível em praticamente tudo que eu faço. Comecei a ler sobre Jobs e sobre a história da Maçã.

No início deste ano, tive a oportunidade de adquirir um livro de Carmine Gallo intitulado “Presentation Secrets of Steve Jobs”, lançado no Brasil pela Ediora Lua de Papel com o título de “Faça como Steve Jobs… e realize apresentações incríveis em qualquer situação”. Para mim, que sou leitor compulsivo, esse foi “o livro do ano”.

Sou educador e distribuidor da Herbalife, então a maior parte do meu tempo hoje está voltada a fazer apresentações para palestras. Antes de adquirir o Mac, usava o Microsoft PowerPoint; atualmente, uso o Keynote. Mas a questão não é o software e sim, principalmente, a preparação que está por trás de toda apresentação. E é justamente disso que o livro trata em seus pormenores.

Steve Jobs hoje é considerado o CEO que faz as melhores apresentações. Suas keynotes estão sempre lotadas de fãs e entusiastas de seu trabalho. Tamanho é seu sucesso e sua fama, que rapidamente compramos ou desejamos os produtos que por ele são anunciados. Jobs tem a capacidade de fazer com que “sempre” tenhamos desejado um produto que “acabou” de ser lançado.

Carmine Gallo é um coach de comunicação. Hoje ele dá treinamento para as maiores marcas do planeta, ensinando a arte da comunicação e persuasão. Seus clientes incluem Intel, Hyundai e SanDisk, entre outras.

Gallo analisou cada uma das apresentações de Jobs — desde suas primeiras, antes de sua demissão por John Sculley, até as mais recentes, incluindo a que lançou o iPad (em janeiro deste ano). Após essa análise, ele fundamentou em seu livro dividindo-o em três “atos”: Crie a História, Entregue a Experiência e, por último, Refine e Ensaie. Cada um desses atos foi dividido em diversas “cenas”; é nelas que o livro se desenvolve. Cada tópico discutido é corroborado com exemplos de apresentações do CEO da Apple.

O mérito de Gallo está exatamente na sua didática. Ele explica cada ponto com muita simplicidade, citando exemplos de outros executivos com quem trabalha, além de confrontar diversas vezes apresentações de Bill Gates e de Steve Jobs.

Auditório de keynote da Apple

No Ato 1, os sete capítulos ou cenas fornecem dicas práticas para uma história cativante por trás de sua marca. Uma história forte irá fornecer a confiança e habilidade para mostrar a sua audiência. Nessa parte do livro, um dos pontos que mais me chamou atenção foi exatamente a Cena 1: “Planeje analogicamente”, ou seja, use papel e caneta para elaborar toda a sua apresentação antes de sentar à frente de um computador para montá-la. Mesmo com 15 anos de experiência em treinamentos na Herbalife e 10 em magistério, ensinando para adolescentes, eu nunca tinha visto de forma simples e elucidativa um planejamento de apresentação. Simplesmente genial.

No Ato 2, as seis cenas permitem que você aprenda dicas práticas para transformar suas apresentações em experiências visualmente deslumbrantes e obrigatórias para sua plateia. Aqui, Gallo descreve em detalhes como fazer um slide simples e ao mesmo tempo chamativo, que cative sua audiência enquanto complementa sua fala. Nesse ato, o que mais transformou minhas apresentações foi a redução de detalhes e de materiais para leitura no slide, diminuindo a sua “poluição visual”.

No Ato 3, as últimas cinco cenas retratam tópicos como linguagem corporal, linguagem verbal e fazer apresentações com scripts que as tornem uma conversa natural. Até o tipo de roupa que você deve escolher será enfatizado. Ensaiar é um ponto que não fazia parte de meus métodos. Como professor, sempre surgiam aulas de última hora para serem ministradas e me acostumei assim. Depois que comecei a seguir as dicas e ensaiar cada parte, minhas apresentações ganharam muito mais força e segurança.

Gallo fez um trabalho excepcional. Ele pesquisou todas as apresentações de Jobs; dissecou cada uma delas exaustivamente; uniu o que viu com seus conhecimentos de comunicação e os apresenta de forma simples, prática e direta. Em cada cena, o autor inclui tópicos e situações engraçadas envolvendo apresentações de outros CEOs, além de mostrar através de tabelas as palavras, slides e linguagem corporal traduzindo-os para o público leigo.

Gallo pessoalmente descreve os principais pontos de seu livro em um vídeo — já legendado para o português, o que é ótimo — no qual ele apresenta as performances de Jobs enquanto detalha cada passo dado pelo CEO. Divirta-se:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1Iu8l-y_1Co[/youtube]

Em um mundo onde apresentar suas ideias fica cada vez mais necessário, esse livro é literatura de cabeceira. Deve ser lido e estudado. Mesmo as pessoas que não trabalham diretamente com keynotes/apresentações devem considerar o estudo desse material. Profissionais de vendas, por exemplo, vão encontrar muitas dicas de como incrementar sua conversa com o cliente e aumentar seus negócios. Tenho certeza de que, assim como aconteceu comigo, após a leitura deste livro suas apresentações nunca mais serão as mesmas.

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Henrique Autran é educador e distribuidor Herbalife. Apaixonado por sua família, amigos e profissão. Adora falar em público e se realiza profundamente depois de uma palestra bem ministrada. Inspira-se em seu mentor de negócios David Menezes e em Steve Jobs. Casado com a adorável Virgínia (sua ex-aluna :-P) e pai de um filho incrível, o Christian. Adora correr e ir ao cinema. É fã de tecnologia desde que ganhou de seus pais, Márcia e Roberto (fomentadores incansáveis de aprendizado) um CP 400 Color da Prológica (16KB de RAM!), em 1985. Mantém um blog, o “Crônicas de uma Vida Corrida”, onde escreve sobre suas corridas e treinos.

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