Em seu último relatório, a Distimo avaliou o crescimento das lojas de aplicativos em diversas plataformas móveis, observando tendências em preços e downloads. Ao longo de 2010, a iOS App Store, da Apple, foi a que mais cresceu em números absolutos, mas outras lojas tiveram um crescimento relativo bem mais expressivo — a do Android, por sinal, foi a que mais cresceu, registrando um aumento de 544% no número de apps.
O jogo Angry Birds é, em linhas gerais, o app mais popular em todas as plataformas, enquanto o não-jogo mais baixado é o aplicativo oficial do Facebook. No iOS, as categorias que mais cresceram em 2010 foram as de negócios (186%) e saúde (156%), enquanto no Android, foram as de quadrinhos (802%), jogos de cartas e cassino (644%) e entretenimento (589%) — como se as diferenças conceituais entre as duas plataformas não já fossem marcantes o bastante.
Em termos de preços médios, o ano foi marcado por uma queda geral em praticamente todas as lojas, seja entre todos os apps disponíveis ou levando em conta apenas os 100 mais baixados. Isso pode ter sido causado pela chegada de muitos apps gratuitos cujo modelo de monetização engloba In App Purchases — uma tendência popular, especialmente na loja da Apple.
Há uma diferença marcante entre apps para iPad e para iPhone/iPod touch, mas a evolução dos sistemas de monetização entre apps para a tablet indicam que, com o tempo, ela pode acabar imitando seus irmãos menores. Afinal de contas, este foi apenas o primeiro ano dela, enquanto a loja dos outros gadgets já vai para seu terceiro aniversário em 2011.
[via TechCrunch]