Seção “Try Before You Buy” concentra aplicativos “Lite” na App Store

Logo da App Store

A todo momento a Apple cria divisões dentro da sua loja de aplicativos móveis, talvez com o intuito de tornar menos aterradora a tarefa de navegar pelo oceano de mais de 225 mil apps. Hoje, porém, uma seção nova apareceu com um nome muito curioso (e que pode provocar reações extremas em alguns usuários): “Try Before You Buy”, ou “Experimente Antes de Comprar”.

Seção "Try Before You Buy" na App Store

Teria um milagre ocorrido e a Apple passado a liberar versões demo de apps para iOS, algo tão esperado desde 2008? Não exatamente: esta nova subdivisão da loja apenas destaca aplicativos “Lite” (versões limitadas e gratuitas de app pagos) que já existiam há um bom tempo, mas que agora podem ser encontradas num lugar só, organizadas por popularidade. Em outras palavras, meh.

Nada contra os “Lites”, mas eu acho que esse tipo de solução é ruim: já que Angry Birds e Angry Birds Lite contam como apps separados, não seria este um dos segredos para os números mirabolantes da App Store? Por que não eliminar esses aplicativos duplicados e fazer tudo funcionar via In-App Purchases? Você baixa o aplicativo gratuito e, dentro dele, decide se quer ou não comprar os recursos adicionais da “versão completa” — os quais poderiam, inclusive, ser divididos em pacotes de preço reduzido.

Afinal de contas, apenas dividir, subdividir e tentar chegar aos átomos da App Store não basta. Um dia a Apple vai precisar botar alguma ordem na loja dela, que já não cresce mais: incha.

[via 9 to 5 Mac]

Posts relacionados

Comentários