O melhor pedaço da Maçã.

Desespero: Microsoft apela pra FUD e cria página para convencer usuários a não mudarem para o Mac

Modelo da campanha PC vs. Mac; Microsoft

Vamos e venhamos, a Microsoft parece sempre estar um passo… ou melhor, uma dúzia de passos atrás da Apple. Interface gráfica, lojas, tocadores de música, tablets (ainda não, mas tá quase), mouse sensível ao toque (quaaase lá) e, agora, mais uma campanha publicitária do tipo Mac vs. PC. Sim, praticamente no mesmo estilo que a Apple abraçou após encerrar a Get a Mac.

Publicidade

Banner de campanha PC vs. Mac; Microsoft

A página da gigante de Redmond não poupa palavras, mas se você tiver um mínimo de bom senso vai se contorcer todo com a quantidade de FUD (“Fear, Uncertainty and Doubt”, ou “medo, incerteza e dúvida”) que ela tenta propagar: “Macs estragam sua diversão”, “são difíceis de aprender a usar”, “não funcionam bem nem no trabalho, nem na escola”, “não gostam de compartilhar”, “não recebem direito seus arquivos do PC” e “não te deixam escolher”.

Certamente este período de volta às aulas nos Estados Unidos é a “temporada definitiva de caça aos usuários de PCs”, e não é à toa: o sucesso da Apple nas universidades está de deixar qualquer um de cabelo em pé (principalmente na Dell, que já reagiu). Enquanto apenas o “efeito halo” do trio iPod/iPhone/iPad vem atraindo mais e mais pessoas para a plataforma da Maçã, os fabricantes de PC estão tendo que apelar para recursos extremos para deixar de perder clientes no setor high-end do mercado, já que a Apple não atua no low-end (e, ainda assim, Macs usados vendem muito bem, obrigado).

Publicidade

E não pense que eu poderia dizer “ganhar clientes”. É “deixar de perder”, sim: como já frisou muito bem John Gruber, esta campanha é nitidamente voltada para quem tem um PC, da mesma forma que a Get a Mac era, só que o contexto aqui é defensivo. Suponho que isso seja pra evitar o êxodo, e não pra atrair quem já mudou pro Mac — mesmo porque as baboseiras que puseram nessa página são terrivelmente falaciosas, e qualquer pessoa que já tenha sentado com um computador da Apple por uma semana consegue desmentir pelo menos 90% das alegações apresentadas.

Mas uma delas, pelo menos, é impossível de negar: existem mais opções de cores entre PCs do que entre Macs. Totalmente o que vai me fazer odiar Macs pra sempre. 😐

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple licencia patentes para uso exclusivo de um diferente tipo de liga de metal em seus produtos

Próx. Post

Apple rejeita recurso “VolumeSnap” do Camera+, infelizmente [atualizado]

Posts Relacionados