Apple publica patente para gerar chaves de redes seguras usando estímulos físicos

Patente de "estimulador"

Para evitar a chatice de ter que criar conexões seguras entre gadgets usando métodos tradicionais, como senhas, a Apple publicou uma patente na qual são descritas formas de usar estímulos físicos para gerar automaticamente chaves de proteção entre dois aparelhos.

Patente de "estimulador"

Com esta tecnologia, uma chave de autenticação poderia ser gerada por um estímulo fornecido pelo usuário (como batidas leves) ou emitido de um aparelho para outro. Nesta última possibilidade a coisa fica interessante, pois uma grande miríade de recursos é cogitada no invento: o aparelho “estimulador” poderia enviar sinais para o gadget “sensor” valendo-se de qualquer um dos recursos do iPhone, como acelerômetro, detetor de luminosidade/proximidade, sensores de pressão ou som, etc. Para prevenir o acesso de espiões, os estímulos poderiam ser detectados pelo aparelho “sensor” de maneira a impedir o acesso de outrem — bloqueando a fonte de luz, por exemplo.

Uma coisa me deixou muito curioso, porém: esta patente não lembra muito o app Bump? Nele, dois iPhones se “reconhecem” por causa de um estímulo físico simultâneo fornecido a ambos. Não conheço o funcionamento do Bump por baixo do capô, mas acho que esta patente pode dar (mais) o que falar…

[via Patently Apple]

Posts relacionados

Comentários