O melhor pedaço da Maçã.

Ciclo virtuoso: iPad alimenta “efeito halo” e promove a venda de iPhones

iPad halo

O funcionamento do “efeito halo” nos produtos da Apple é simples de entender: uma pessoa compra um iPod, que é baratinho (nos EUA), e fica tão contente com a simplicidade do produto que decide experimentar um dos computadores da Apple. Mas isso acontecia no começo da década passada e hoje os tempo são outros. Agora é a vez do iPad de atrair pessoas para o iPhone e para o Mac.

Publicidade

iPad haloSegundo uma pesquisa conduzida pela Nielsen, uma pessoa que tem um iPad (mas não um iPhone) é quase duas vezes mais propensas a adquirir o telefone da Apple em sua próxima aquisição de smartphone do que aqueles que não possuem a tablet.

Em números: de 64 mil clientes de telefonia móvel entrevistados, 51% dos que possuem iPads pretendem adquirir um iPhone, contra 26% dos que ainda não têm nenhum dos dois, mas planejam comprar o smartphone da Maçã. E, só pra constar, 85% dos que têm apenas o iPhone e 91% dos que possuem telefone e tablet da Apple planejam repetir a dose. Once you go Mac…

A causa apontada é o sistema operacional em comum: muitos dos apps comprados para a tablet podem ser usados também no iPhone, sem custo adicional, ou vice-versa. Entretanto, talvez muitos consumidores se surpreendam negativamente ao descobrir que certos aplicativos têm versões separadas para um e outro gadget, ou que apps para iPhone não ficam tão bonitos rodando em modo de compatibilidade no iPad. Ainda assim, o funcionamento do iOS em ambos é idêntico, dispensando qualquer curva de aprendizado e facilitando o gerenciamento de múltiplos aparelhos em uma residência ou empresa.

Publicidade

“O grande lance é que pessoas com um iPhone realmente não procuram outra coisa” na hora de comprar um smartphone novo, disse Roger Entner, da Nielsen. “É como ter a mulher mais linda do mundo em seus braços. Por que você procuraria outra?” Qualquer jailbreaker e fandroids têm a resposta na ponta da língua: “Porque esta não faz o canguru perneta com duplo twist carpado power PLUS enquanto samba.” 😛

One more thing… Cerca de 15% dos donos de iPads têm 56 anos ou mais. Para Entner, isso é um caso de evangelização filial: “A faixa etária de 25–36 anos vai mostrar [o iPad] para os pais e dizer ‘Vocês sempre reclamam que é difícil usar o PC, vejam como isto é fácil.'” Normal, consumidores satisfeitos adoram falar bem de produtos que usam e aprovam.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TouchRetouch para iOS remove objetos indesejados de suas fotos com poucos toques

Próx. Post

Apple publica patente para gerar chaves de redes seguras usando estímulos físicos

Posts Relacionados