Apple responde à FutureTap sobre o uso de design do Where To? em patente

Where To? e desenho de patente da Apple

Recentemente houve uma grande controvérsia por causa de um desenho constante numa patente da Apple: ele imitava fielmente o app Where To?, da FutureTap, sem que tivesse sido pedida autorização ou colocada referência alguma à origem da ilustração. Isso fez muitas pessoas temerem que a Maçã estaria tentando passar a perna em desenvolvedores.

Where To? e desenho de patente da Apple

Felizmente (e, creio, obviamente), esse não é o caso: em resposta à FutureTap, o conselheiro sênior de patentes da Apple, Anand Sethuraman, já indicou que os passos para atribuir devidamente a autoria da interface, de forma a eliminar qualquer resquício de mal-entendido.

Conforme discutido, a Apple está contemplando um método para atribuir a imagem no pedido de patente à FutureTap. O pedido de patente em questão não aspira à invenção da interface de usuário ou do conceito geral de um aplicativo de serviços de viagem integrado. Agradecemos pelo tempo despendido para discutir a questão e mantê-los-emos informados.

No caso, a patente mostrou interfaces deste e de outros apps de terceiros para ilustrar que tipos de serviços se beneficiariam do invento propriamente dito — um sistema para o iPhone detectar quando o usuário viajou, com base em seu itinerário e no fato de o gadget ter sido desligado e ligado novamente.

Estando isto esclarecido, agora podemos seguir com a nossa vida começar a nos perguntar se outra patente não vai criar caso com o app Bump.

Posts relacionados

Comentários