Apple vence Dell e HP mais uma vez, agora em assistência por telefone

Satisfação com assistência por telefone; Vocalabs

Não é apenas nos campi que a Maçã anda dando rasteiras na concorrência. Numa pesquisa conduzida pela Vocalabs acerca da qualidade da assistência telefônica prestada por Apple, HP e Dell nos Estados Unidos, a firma de Cupertino saiu na frente com ampla vantagem sobre suas concorrentes, registrando índices de satisfação cerca de 50% maiores que os das demais.

Satisfação com assistência por telefone; Vocalabs

Os dados foram coletados a partir de 2.112 entrevistas conduzidas entre janeiro de 2009 e junho de 2010, sempre logo após o evento de suporte — algo na linha “Antes de desligar, o senhor poderia estar participando de uma pesquisa de satisfação?” Cerca de 66% dos clientes da Maçã disseram estar muito satisfeitos com o atendimento em geral, contra 44% e 43% da HP e da Dell, respectivamente. A satisfação reflete, obviamente, a capacidade de resolver o problema que motivou a ligação: quase três em cada quatro, ou 74%, dos clientes da Apple conseguem uma solução apenas por telefone. Enquanto isso, 48% dos clientes da HP e 56% dos da Dell precisam recorrer a algum outro tipo de assistência.

Uma possível causa para essa vantagem da Apple, conforme aponta o Electronista, é o fato de esta possuir uma linha de produtos muito mais enxuta, o que facilita a vida de seus agentes na hora de acudir um cliente com problemas. Outro detalhe relevante é que a assistência da HP e da Dell nos EUA costuma ser terceirizada na Índia ou nas Filipinas, uma forma de cortar gastos nas empresas e reduzir o preço final dos PCs.

Aí está uma prova de que, nos EUA, reclamar do preço de um Mac olhando só pra lista de componentes é coisa de gente com visão limitada. Aqui no Brasil a história é bem diferente, infelizmente… :-/

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