O melhor pedaço da Maçã.
nikkimeel / Shutterstock.com
iOS 15 em iPhone

iOS 15.4 terá notificações push na web, API para headsets e mais [atualizado]

Vamos para mais uma leva de novidades!

O iOS 15.4 já entrou em fase de testes e chegará com uma quantidade interessante de novos recursos para o usuários — entre elas, a possibilidade de usar o Face ID com máscara (caso você tenha um iPhone das famílias 12 ou 13), novos emojis, um possível recurso de detecção de arranhões e danos em iPhones e mais.

Publicidade

Não é só isso, entretanto: teremos ainda uma série de outras novidades, como veremos a seguir.

Notificações da web

Já há bastante tempo, o macOS oferece a possibilidade de você ativar notificações de determinados websites para recebê-las via push, no próprio sistema. O iOS, por outro lado, nunca teve algo assim — até agora.

Como notou o desenvolvedor Maximiliano Firtman, os recursos Built-in Web Notifications e Push API foram adicionados aos recursos experimentais do WebKit no iOS 15.4. As funcionalidades ainda não estão ativas na primeira versão beta do sistema, mas é provável que elas sejam ligadas ao longo do ciclo de testes.

A novidade é significativa porque dá toda uma camada extra de funcionalidade extra aos chamados web apps — isto é, aplicativos que não precisam ser baixados e “vivem” no seu navegador. As plataformas de streaming de jogos, como o Xbox Cloud Gaming, por exemplo, funcionam desta forma; com a chegada das notificações push na web, o funcionamento delas certamente ficará muito mais completo.

Ícones padrão

Aqui, uma boa novidade para desenvolvedores: até então, se você quisesse que o seu website tivesse um ícone apropriado no iOS quando algum usuário o favoritasse na tela inicial, precisaria fazer uma adição específica ao código HTML — uma vez que o WebKit não trazia suporte à declaração icons do Web App Manifest.

Agora, sim: ainda de acordo com Firtman, o Safari capturará automaticamente os ícones padrão dispostos pelo desenvolvedor da página, sem a necessidade de um código específico para o WebKit. Vale notar que, caso você ofereça dois ícones diferentes (um padrão e um específico para o Safari), o do Safari continuará sendo priorizado. As imagens, como de costume, precisam ser quadradas e em formato PNG.

API WebXR

Em mais uma novidade intrigante relacionada ao Safari (e também notada por Firtman), a Apple adicionou suporte a quatro funcionalidades do WebXR, uma API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. a qual permite que websites disponibilizem experiências de realidade aumentada/virtual para headsets.

Os recursos são desabilitados por padrão, mas mesmo ativados manualmente, não têm ainda muita função porque a API não serve para experiências visualizadas no próprio iPhone/iPad e, naturalmente, ainda não há qualquer headset compatível com os dispositivos da Apple. É possível, portanto, que estejamos lidando com um indício da chegada — iminente, talvez? — do rumorejado “Apple Vision”.

Compartilhar no SharePlay

Voltando às novidades acessíveis pelos usuários, o iOS 15.4 permitirá compartilhar conteúdo no SharePlay diretamente pela folha de compartilhamento do sistema.

Opção de compartilhar no SharePlay no iOS 15.4

Em outras palavras, caso você esteja numa chamada do FaceTime e queira compartilhar algo que esteja navegando (num app compatível, como o Safari), basta acionar o botão “Compartilhar” e tocar na opção “SharePlay”. Bem mais fácil, não?

API de Captura de Tela no macOS

Por fim, um bônus relacionado ao macOS Monterey 12.3: a nova versão do sistema incluirá uma nova API, chamada ScreenCaptureKit, que permitirá aos aplicativos obter acesso muito mais profundo às capacidades de captura de tela do sistema.

Publicidade

Com o framework, os apps poderão obter “controle fino” para selecionar e capturar apenas o conteúdo desejado pelo usuário. Alguns aplicativos, como o Zoom, já oferecem recursos para capturar (ou transmitir) apenas determinadas janelas ou porções da tela, mas usam soluções próprias para isso. Com a nova API, todos os desenvolvedores poderão seguir um padrão, mais confiável, estável e fácil de ser atualizado para versões futuras do sistema.


Boas novidades, não? Aguardemos, agora, mais descobertas — e o futuro lançamento dos sistemas, claro.

via iPhone in Canada, MacRumors, 9to5Mac

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro01/02/2022 às 15:43

Além de todas as novidades mencionadas acima, o iOS/iPadOS 15.4 e o macOS Monterey 12.3 também permitirão ocultar recomendações de seguranças das Senhas do iCloud — atualmente, a única forma de descartar essas notificações é resolvendo o problema que gerou o alerta.

Um bom refinamento para o gerenciador de credenciais do Senhas do iCloud no macOS 12.3 e no iOS 15.4 (ambos em beta): recomendações de segurança descartáveis.
Às vezes, por motivos sociais, você não pode alterar uma senha. Ou um aviso de reutilização de senha não é preciso. Ocultá-los ajuda a reduzir a bagunça.

Ainda será possível visualizar os alertas, se necessário, no fim da tela “Senhas”, onde haverá uma nova opção “Recomendações de segurança ocultas”.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brasil é um dos poucos países com estoque da Base Lightning para iPhone

Próx. Post

Ericsson quer barrar venda de iPhones no Brasil

Posts Relacionados