No comecinho deste mês, uma matéria do Correio Braziliense levantou a hipótese de a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) barrar o lançamento do iPhone 4 no Brasil. Como já sabemos, após a homologação preliminar e exclusiva da bateria do produto, o iPhone 4 está finalmente apto a ser comercializado por aqui (e sem o logo da Anatel em sua traseira, vale lembrar).
Hoje, o MacMagazine obteve informações em primeira mão que explicam o porquê de a Anatel já ter homologado o aparelho, mesmo com todas as alegações de irregularidade levantadas no começo do mês: a Apple acaba de abrir uma linha de assistência técnica exclusiva para donos de iPhones comprados no Brasil que já estejam fora da garantia.
0800-77-APPLE (27753)
O novo número acima complementa o já existente 0800-761-0880, que é destinado ao suporte para clientes do programa AppleCare. Ele será exclusivo para esse novo tipo de atendimento e requer que o cliente informe o número de série do aparelho para que informações e custos de reparo lhe sejam informados.
Segundo apuramos em contato experimental com a nova linha de assistência, a Apple Brasil não efetuará reparos para aparelhos que tenham entrado em contato com líquidos. Além disso, há um preço fixo de reparo de acordo com o modelo de iPhone do usuário, visto que a Apple realizará troca de toda a parte frontal ou traseira do aparelho; ela não faz consertos específicos em componentes defeituosos do smartphone.
iPhones comprados no Brasil que ainda estejam na garantia continuam sendo direcionados para o suporte técnico das próprias operadoras — Vivo (*474663), Claro (1052), TIM (*144) ou Oi (*144). Mais detalhes podem ser obtidos neste FAQ.