De novo este rumor: protótipo de iPhone com NFC já estaria sendo testado

iPhones 4 deitados

Não faz nem uma semana que comentamos aqui a contratação de Benjamin Vigier, especialista em comunicações de curto alcance (Near Field Communications, ou NFC). Hoje, o TechCrunch trouxe de volta à vida um rumor justamente sobre esse assunto: segundo as fontes do blog, a Apple já teria um protótipo de iPhone com essas capacidades em fase de testes! Exatamente o que ouvimos em novembro passado.

iPhones 4 deitados

Só que agora há detalhes mais suculentos cercando o assunto. O hardware em uso seria da empresa NXP Semiconductor, uma líder no mercado de NFC. Entretanto, talvez a fornecedora final do componente acabe sendo a Broadcom, que produz os componentes de Wi-Fi e GPS no iPhone 4. Ela acabou de adquirir a Innovision Research & Technology, especializada em transferências de dados via NFC.

Desta forma, apesar de já estar sendo testado em protótipos, pode ser que demore um pouco para ele chegar ao mercado — eu não apostaria que ele esteja presente já no iPhone 5, apesar de o TechCrunch crer fortemente nisso. Lembra o giroscópio que nunca chegou ao iPad? O espaço vazio deixado por ele indicava o uso do componente de um fornecedor, mas a Maçã acabou optando por outra empresa para usar no iPhone 4. :-/

Em todo caso, a presença de NFC em vários produtos da Maçã pode levar o conhecido “Efeito Halo” a outros níveis: um iPhone poderia transferir ou receber arquivos de um Mac com tal recurso, ou controlar um Apple TV, tornando a vida de quem tem vários produtos da Apple muito mais mágica. Isso sem falar que poder usar sua Apple ID e conta na iTunes Store para pagar a conta do supermercado vai levar a coleta de informações pessoais (e o iAd) a um patamar quase orwelliano.

Posts relacionados

Comentários