Anatel homologa dois novos tipos de baterias do iPhone 4; era o que faltava para a liberação do produto

Bateria do iPhone 4

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deu nesta segunda-feira o passo final para homologação do iPhone 4 como um todo no Brasil, dando aval para dois tipos extras de baterias usadas pelo produto.

Publicidade
Homologação de bateria do iPhone 4 Homologação de bateria do iPhone 4

No dia 7/8, a Anatel homologou um tipo de bateria do iPhone 4 — mas a Apple usa um total de três, segundo o MacMagazine apurou, as quais precisam todas serem homologadas. No dia 13/8, conforme noticiamos em primeira mão, o aparelho iPhone 4 foi homologado — o telefone em si, com suas antenas de comunicação 3G, Wi-Fi, Bluetooth e GPS. No dia 16/8, a Apple Brasil abriu uma assistência técnica via telefone exclusiva para donos de iPhones fora de garantia comprados por aqui — outra requisição feita pela própria Anatel.

Depois disso tudo, só faltavam essas duas baterias extras para que o produto como um todo fosse certificado para venda no Brasil.

Eis as fotos das duas novas baterias homologadas:

Bateria do iPhone 4

Bateria do iPhone 4

No certificado de conformidade técnica do iPhone 4, consta agora até mesmo um selo da Casa da Moeda:

Certificado do iPhone 4 na Anatel

Essa novela da Anatel está um grande “disse que me disse”, o que fez até mesmo porta-vozes afirmarem que o aparelho ainda não havia sido homologado, apesar de documentos oficiais de homologação já estarem presentes no site da agência — tudo para evitar precipitações, porém gerando ainda mais confusão entre veículos de comunicação e consumidores.

Publicidade

Para entender a situação, o MacMagazine entrou diretamente em contato com um representante da Anatel, o qual nos explicou a pendente homologação das duas baterias (agora, passado) e o fato de o aparelho estar homologado, mas o produto como um todo não. Isso significa, na teoria, que o iPhone avulso já pode ser comercializado legalmente no país.

Com essas últimas pendências “quitadas”, a qualquer momento deve ser liberado um documento final e geral de homologação do produto. Independentemente disso, a expectativa é que o iPhone 4 só será lançado pela Apple no Brasil no final de setembro, então pouca diferença faz um dia a mais ou a menos. Estamos chegando lá. 🙂

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…