ANAC autoriza uso de celulares e internet móvel em parte da frota da TAM

Logo da TAM

Foi liberada ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) uma autorização para que a TAM permita o uso de celulares e internet móvel em algumas de suas aeronaves. O pedido, feito pela companhia aérea em parceria com a Airbus, estava em tramitação há mais de um ano, e logo a TAM deverá anunciar oficialmente o novo serviço.

Airbus da TAM

Em aeronaves comuns, o uso de celulares só é permitido no solo e com as portas abertas. Com a nova autorização, passageiros de aviões com tecnologia específica para estabelecer conexões com satélites de comunicação sem interferir com sua aparelhagem essencial de voo poderão desfrutar do novo serviço sempre que se encontrarem a mais de três mil metros de altitude. Durante pousos e decolagens a restrição ao uso de aparelhos celulares será mantida. As células internas usadas pela companhia em suas aeronaves terão tecnologia da OnAir, permitindo até 12 ligações simultâneas e SMS à vontade, tendo passado por testes desenvolvidos pela European Aviation Safety Agency (EASA), autoridade europeia.

Mais informações serão liberadas em breve pela TAM, mas já foi anunciado que o preço do serviço ficará a cargo das operadoras de telefonia móvel — que boooua notícia. :-/ Por enquanto nenhuma outra empresa aérea tem pedidos similares em tramitação, segundo a ANAC, o que pode indicar que essa comodidade será exclusiva da TAM por um bom tempo.

Você ouviu esse barulhinho? Juro como foi algo parecido com “ka-ching!”

[via G1]

Posts relacionados

Comentários