O melhor pedaço da Maçã.

Fabricante do eiPOTT sofre ação judicial da Apple, internet se enche de #mimimi

eiPOTT

Quando falamos do eiPOTT há quase um ano, achamos engraçadinho e criativo: um porta-ovo alemão que lembra um iPod até no nome. Ok, mas a Apple não brinca com as marcas dela e ganhou um processo contra a koziol (Google Translate), conseguindo que o acessório de cozinha mude de nome e embalagem.

Publicidade

eiPOTT

Du must anderen Namen finden! Vielleicht “zunEi” ist eine gute Option.

É besteira? Sem dúvida, mas a Maçã tá no direito dela. “Aff, mas um porta-ovo não tem nada a ver com um iPod, não precisa disso, 1984, “Think Different”, o Jobs chuta filhotinhos, a Apple é má, #mimimi…” Bem, se o setor jurídico abre exceção para um porta-ovo, daqui a pouco todo mundo vai querer imitar o iPod e fazer outras coisas, até um pinico — um precedente é a pior coisa que pode acontecer, nesses casos.

Publicidade

Produtos que fazem homenagens a marcas famosas são divertidos e interessantes, mas quem os fabrica precisa ter consciência de que está se valendo do trabalho alheio para lucrar direta ou indiretamente — vamos ser sinceros, ninguém teria olhado pro eiPOTT se ele não fizesse referência ao produto da Apple: isso é publicidade gratuita. Logo, o proprietário da marca pode requerer que a “homenagem” seja interrompida — e requerer perdas e danos, se houver prejuízo à marca. De certa forma, é justo que uma pessoa jurídica possa escolher que homenagens (lucrativas pra quem presta) quer receber ou quem pode ganhar dinheiro às custas de sua propriedade intelectual.

Ações judiciais são divertidas? Não. Mas não se constrói uma empresa multibilionária com diversas marcas mundialmente conhecidas (e bastante admiradas) sendo legal com todo mundo o tempo todo e emprestando associações com artigos de cozinha. Paciência. Ah, e o eiPOTT continuará para sempre sendo um porta-ovo parecido com um iPod, não importa de que nome seja chamado ou em que embalagem seja vendido.

[via TUAW]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google lança programa beta de publicidade para apps do iPad; desenvolvedores desesperados já podem destruir experiência de seus usuários

Próx. Post

ANAC autoriza uso de celulares e internet móvel em parte da frota da TAM

Posts Relacionados