O melhor pedaço da Maçã.

Apple comprando tecnologia de rastreamento ocular

Logo TobiiAlexander Haislip, jornalista que cobre o setor de capital empreendedor (private equity), relatou recentemente no peHUB, fórum também especializado no assunto, que a Apple teria comprado uma tecnologia de rastreamento ocular da Tobii Technology.

Publicidade

A empresa é líder mundial em hardware e soluções nesse campo. Sua tecnologia normalmente é oferecida para ser usada em três áreas específicas:

  • Marketing e usabilidade: para entender o comportamento e a resposta de consumidores, é muito utilizada para avaliar websites, softwares, campanhas publicitárias, produtos e afins.
  • Pesquisa científica: analisar processos cognitivos, comportamento humano e atenção visual. Empregada em pesquisas de interação homem-computador, psicologia cognitiva, oftalmologia e neurofisiologia.
  • Tecnologia assistiva: desenvolvida para ajudar pessoas com necessidades especiais. O controle através dos olhos permite a comunicação e a interação apenas com movimentos oculares.

Uma outra possibilidade é a utilização em aplicações OEM, ou seja, ser usado em aplicações industriais diversas. Mas a tecnologia também pode ser adaptada para a utilização em determinados produtos de uma empresa.

Módule integrado da Tobbi

Criar um produto que integre a tecnologia pode custar hoje entre US$7 mil e US$35 mil. Porém, na teoria, este custo poderá ser reduzido para o mesmo de se colocar lentes em uma câmera digital. Fazer um produto com rastreamento ocular chegar ao mercado é um processo que leva cerca de três anos.

Publicidade

Haislip acredita que a tecnologia não aparecerá em dispositivos móveis tão cedo, mas crê que poderá ser utilizada num futuro breve em desktops topos-de-linha e em notebooks. Poderá ser usada, por exemplo, para aplicações voltadas ao usuário, como scrolling automático conforme se lê o que está na tela. Uma função assim pode ser muito útil em um dispositivo móvel como um Kindle… Melhor pensar em um Mac tablet, não é mesmo? 😉

Como a Apple utilizará esta nova tecnologia, não está nem um pouco claro. Será na melhoria do seu website e suas campanhas publicitárias? No estudo do consumidor em suas Apple Retail Stores? No estudo do design de algum novo produto ou incorporando-a em um novo produto? Eu realmente não sei, mas acredito que seja para pesquisar o consumidor e seus próprios produtos (incluindo site e campanhas). E você, o que acha?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumores indicam que a Apple estaria trabalhando no suporte a processos em background no iPhone

Próx. Post

Dica: como usar os cantos de tela ativos do Mac OS X com uma tecla de ativação

Posts Relacionados