O melhor pedaço da Maçã.

Steve Wozniak declara apoio a “patent trolls” como Paul Allen em uma entrevista à Bloomberg

Steve Wozniak em entrevista à Bloomberg

Numa entrevista concedia à Bloomberg, Steve Wozniak falou sobre o processo que Paul Allen abriu contra inúmeras empresas do Vale do Silício, dentre elas a Apple. Meio que inesperadamente, Woz assumiu o lado de Allen e defendeu os conhecidos “patent trolls”, dizendo que eles ajudam a proteger pequenos inventores.

Publicidade

Steve Wozniak em entrevista à BloombergNão sou de forma alguma contrário ao conceito de patent trolls, pois tive amigos que foram levados à bancarrota por gente grande que tinha mais dinheiro e poderia suportar um processo […] Então, se você tem uma patente e diz “Ela vale algum dinheiro, vou vendê-la”, mesmo se Paul Allen tirar uma fortuna dela, eu acho que ele ao menos teve a sensibilidade de reconhecer quais patentes eram mais valiosas.

A entrevistadora questionou Woz quanto à titularidade para reclamar as patentes, já que Allen não é o inventor de nenhuma delas e dificilmente os criadores das tecnologias verão algum dinheiro saído desse processo, ao que o cofundador da Apple respondeu que Allen “foi um inventor no passado” e que ele “representa os inventores” por possuir direitos sobre as patentes, assim como uma empresa pode fazer em relação a seus empregados.

E por que a Microsoft ficou de fora da lista de réus? Segundo Woz, o processo é oneroso, de forma que se faz preciso escolher as companhias certas a atacar; se (se?) tiver rolado favoritismo, claro que Woz é contra, pois ele apoia a equidade, mas não há como saber ao certo sem ter como ver com cuidado as patentes em questão.

Publicidade

Posteriormente, quando inquirido sobre o fato de Allen só ter iniciado o processo anos depois de as tecnologias em disputa serem consideradas inovadoras, Woz manteve a postura de defesa. “Fazer algo primeiro — é tão difícil fazer algo primeiro, e quando você consegue, todo mundo diz ‘Oh, isso é possível, agora parece tão fácil, parece trivial'”, disse. “Não, não era, de início. Essas patentes deveriam ser respeitadas.”

Eu não sou especialista em patentes, mas acho que não é ético nem justo ficar sentado sobre um invento durante vários anos, ver se alguém chega a ele paralelamente e o põe no mercado com sucesso pra só então saltar como uma aranha caçadora voraz. Além de todo o investimento em pesquisa e desenvolvimento, agora é o jeito as empresas ficarem escavando patentes, pra saber se elas podem ou não fazer o que quer que seja.

Queria ser uma mosca, pra ver a reação de Steve Jobs. 😛

[via TechFlash]

. . .

E, numa nota não relacionada, Woz já tem data certa para aparecer na famosa (e hilária) série The Big Bang Theory: 30 de setembro, segundo o TUAW. Ainda não foi revelado qual será o papel dele no episódio, mas parece que o enredo vai abordar uma tentativa do Sheldon de alcançar a imortalidade pondo seu cérebro em um robô.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe atualiza Dreamweaver CS5 e Bridge CS5 para Mac OS X e Windows

Próx. Post

Evento de amanhã será transmitido ao vivo pela Apple para Macs, iPhones, iPads e iPods touch

Posts Relacionados