O melhor pedaço da Maçã.

App para cálculo de Argumento ajuda estudantes brasilienses do Ensino Médio

Na Universidade de Brasília (UnB) há um programa que facilita o ingresso dos estudantes. Muitos o desconhecem, porém aqui na cidade ele é muito valorizado, uma vez que dita todo o cronograma escolar da região.

Publicidade

O PAS — Programa de Avaliação Seriada — é um conjunto de provas realizadas ao fim de cada ano do Ensino Médio que pode facilitar o acesso a um curso superior na UnB, amenizando o impacto que os estudantes sofrem na transição para o Ensino Superior. Sua dinâmica comporta três avaliações, que constituem um Subprograma (triênio) do PAS.

Assim, no primeiro semestre de cada ano, 50% das vagas oferecidas para cada curso de graduação na UnB destinam-se aos candidatos do PAS: se um estudante obtiver nota suficiente para ingressar (conhecida como “argumento”), não será necessária a realização do vestibular tradicional; caso contrário, ele também não é impedido de realizá-lo. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Como moro e estudo em Brasília, sei o tamanho e a importância do PAS para estudantes, professores e escolas brasilienses — além de ouvir essa sigla pelo menos uma vez ao dia. Alguns professores se dispõem a sentar com os alunos para calcular as notas mínimas necessárias para a concorrência por uma vaga no curso que escolheram, além de haver calculadoras que os auxiliam neste tipo de estimativa. Infelizmente, a maioria delas conta com um péssimo design, enquanto outras, pertencentes aos colégios, não são disponibilizadas aos alunos.

No entanto, já existe um aplicativo para o iOS que faz todo esse cálculo — o Argumento, do desenvolvedor Pedro Góes. Basta selecionar o curso desejado, preencher um formulário com seus respectivos resultados nas provas do PAS e o Argumento mostrará as notas mínima e máxima necessárias na próxima etapa para que você esteja apto a concorrer a uma vaga, como você pode ver nas imagens abaixo:

O aplicativo, que deverá ser muito útil aos estudantes que prestaram ou ainda irão prestar o PAS, requer o iOS 3.1.2 ou superior e não custa nada na App Store [~100KB].

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como criar seu primeiro projeto para iOS/iPhone

Próx. Post

1Password 3.4 aprimora sincronização entre múltiplos Macs via Dropbox

Posts Relacionados