Que as grandes empresas de tecnologia costumam adotar estratégias de lobbying para derrubar legislações desfavoráveis aos seus negócios ao redor do mundo, nós já sabemos — e a Apple, é claro, está longe de ser uma exceção.
Uma nova reportagem do POLITICO, entretanto, traz novas informações sobre os gastos da Maçã com essa prática na Europa, onde a empresa tem sido alvo de vários projetos de lei antitrustes nos últimos tempos.
De acordo com o veículo, todos os membros do chamado “Big Five” (ou seja, Apple, Amazon, Microsoft, Meta e Google) aumentaram consideravelmente seus gastos com lobby no Velho Mundo no último ano. Mais precisamente, as empresas de tecnologia americanas gastaram cerca de 29,5€ milhões no último período — um aumento de quase 25%.
Mesmo assim, a Maçã conseguiu se destacar ao dobrar o valor registrado no último levantamento, chegando à marca dos 7€ milhões. Nos 12 meses anteriores, a empresa havia gastado “apenas” 3,7€ milhões.
Ao todo, a Maçã contratou 21 pessoas ligadas a várias atividades entre outubro de 2020 e setembro de 2021, segundo o Registro de Transparência da União Europeia.
Margarida Silva, pesquisadora do Corporate Europe Observatory, disse que os investimentos das empresas focaram, principalmente, em três projetos de lei específicos: o Digital Markets Act, o Artificial Intelligence Act e o Digital Services Act — o qual, vale lembrar, tem a App Store como um dos seus principais alvos.
A Apple vem aumentando consideravelmente seus gastos com lobbying nos últimos anos. Para efeito de comparação, em 2014, a companhia gastou cerca de 7x menos com a prática — ou seja, menos de 1€ milhão.
via iMore