Marco Arment analisa palavras mais comuns em reviews da App Store com uma e cinco estrelas

iPhone em cima do logo da App Store

À primeira vista eu achei que o último post de Marco Arment teria sido bestinha, mas ele traz, sim, um aspecto superinteressante: o desenvolvedor escreveu um rápido script que puxou reviews dos 100 títulos mais populares de cada categoria da App Store (excluindo duplicatas) e filtrou as palavras mais comuns dos classificados com uma e cinco estrelas, descartando os termos também presentes em reviews de três estrelas.

iPhone em cima do logo da App Store

Diante disso, ele chegou às seguintes palavras:

★★★★★:
awesome, worth, thanks, amazing, simple, perfect, price, everything, ever, must, ipod, before, found, store, never, recommend, done, take, always, touch

★☆☆☆☆:
waste, money, crashes, tried, useless, nothing, paid, open, deleted, downloaded, didn’t, says, stupid, anything, actually, account, bought, apple, already

Os termos que caracterizam adjetivos positivos ou negativos já eram mais do que esperados, mas Arment analisa as palavras inusitadas nessa brincadeira — como “simples” para os reviews de cinco estrelas, comprovando que usuários de gadgets com iOS valorizam interfaces clean e intuitivas.

No lado oposto, os destaques ficam para “dinheiro” e “inútil” — mostrando que usuários não ficam nada contentes gastando com algo que não lhes satisfaz, bem como odeiam apps que não cumprem o que prometem e/ou oferecem funcionalidade limitada.

Só é uma pena que usuários continuem muito mais acostumados a postar reviews quando desgostam de apps, em vez de fazer o mesmo para apoiar desenvolvedores quando obtêm experiências gratificantes. O número de reviews negativos na App Store é consideravelmente maior, no geral.

Posts relacionados

Comentários