Rumor: Apple deverá anunciar modelo de assinaturas na iPad App Store em breve

The Wall Street Journal para iPad

The Wall Street Journal para iPadPor enquanto esse tem sido um dos grandes entraves no mercado de publicações para iPad: a possibilidade de oferecer assinaturas aos clientes. Ou melhor, a possibilidade de conseguir informações demográficas ao vender assinaturas para clientes, e sem ter que repartir os lucros com a Apple.

Publicidade

Enfim, estou divagando. O que ocorre é que o San Jose Mercury News publicou um rumor de que a Apple estaria se preparando para lançar a venda de assinaturas na iPad App Store. Esse sistema, dizem, provavelmente vai requerer uma repartição de receitas com as assinaturas (30/70) e com anúncios (40/60), assim como já ocorre com In-App Purchases e iAds. O grande diferencial é que haveria uma opção para os usuários do iPad autorizarem a Apple a ceder informações para as editoras, de forma a reproduzir o funcionamento tradicional das assinaturas.

Esse sistema poderá beneficiar jornais metropolitanos, de forma a ajudá-los a combater o declínio que a indústria vem sofrendo. A transição, porém, terá seus riscos, afinal de contas as edições digitais podem asfixiar as de papel, algo que povoa os pesadelos dos dinossauros à frente desse tipo de negócio há eras. O lado bom é que esse risco é a curto prazo, dado que a versatilidade do iPad como plataforma de anúncios pode muito bem compensar qualquer perda de controle que as publicações sofram.

[via MacDailyNews]

Publicidade

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…