Apps já são responsáveis por metade do tráfego na internet móvel

Uso de navegadores e apps em celulares - Zokem

A Zokem, uma empresa finlandesa de análise móvel, liberou um relatório no qual destaca o crescimento acelerado da participação de apps no tráfego de informações em telefones celulares. O navegador continua sendo o app de maior uso, mas ele vem perdendo terreno para outros aplicativos nativos, cujo impacto no trânsito de informações cresce muito mais rapidamente que o dos navegadores.

Uso de navegadores e apps em celulares - Zokem

O estudo analisou mais de 10 mil usuários de smartphones e sessões de uso de 6,5 milhões de aplicativos em 16 países durante 2009 e 2010 — um universo amostral desses é de respeito. O estudo estima que usuários com planos de dados ativam o browser em seus celulares pelo menos uma vez ao mês e passam cerca de 300 minutos em sites (um número comparável ao uso para ligações), algo que destaca o navegador como app online mais importante das plataformas.

Apesar disso, aplicativos nativos vêm atraindo mais os usuários, prendendo-os mais que o navegador em si. “Tome como exemplo um aparelho Android, você vai querer acessar o YouTube pelo browser, tendo um atalho na tela principal que te leva para um app nativo que funciona brilhantemente?”, questionou o Dr. Hannu Verkasalo, fundador da Zokem.

Como andará o uso da internet móvel entre nossos leitores? Você usa mais apps nativos ou recorre ao navegador em seus momentos de navegação on-the-go?

[via ReadWriteWeb]

Posts relacionados

Comentários