Horace Dediu: lucro no mercado de telefonia migrou, basicamente, da Nokia para a Apple

Lucro entre fabricantes de celulares - asymco

No começo da semana falamos de uma análise que mostrava o quanto a Apple detém dos lucros no mercado de telefonia em relação a outras fabricantes. Pegando carona nesse tema, Horace Dediu — o asymcoresolveu analisar a participação* de cada uma das principais companhias que produzem celulares no total de lucros da indústria.

O resultado é de fazer qualquer finlandês chorar:

Lucro entre fabricantes de celulares - asymco

A primeira camada azul, de cima pra baixo, representa a Apple, que explodiu depois da expansão internacional do iPhone, em 2008. Já a segunda camada azul representa a Nokia, que murchou notavelmente. Enquanto HTC, Research In Motion e Samsung não sofreram tanto (duas salvas pelo Android; uma, pelos CrackBerries), a Sony Ericsson e a LG simplesmente desapareceram do gráfico. E não se engane: era pra haver dois tons de verde no gráfico: a Motorola basicamente não tinha lucro nenhum para perder, mas foi salva bem recentemente pelo DROID.

Será que o Windows Phone 7 vai conseguir dar mais vida a essas fabricantes? Conseguirá a Nokia se salvar? Não perca os próximos capítulos desta novela! 😉

* Note que, apesar de o gráfico mostrar “quedas em participação”, os lucros de cada empresa podem ter aumentado em valores absolutos — apenas abaixo do ritmo do mercado.

Posts relacionados

Comentários