O melhor pedaço da Maçã.

iRhino 3D traz o rinoceronte dos modelos tridimensionais para seu gadget iOS

Ícone do iRhino 3D

A ferramenta de modelagem tridimensional Rhinoceros acaba de aterrissar nas plataformas da Apple como um app para iOS, o iRhino 3D. Com ele, você pode visualizar arquivos das versões 1.0 a 5.0 para desktops, vê-las como miniaturas, rotacioná-las, baixar arquivos do Google Docs ou qualquer servidor web, abrir arquivos enviados por email ou através do iTunes (funciona apenas em iPads) e compartilhar modelos tridimensionais por email. E mais uma coisa: com o auxílio de óculos especiais, o aplicativo permite que você mostre seus modelos em três dimensões na tela do seu gadget.

Publicidade
iRhino 3D num iPadiRhino 3D e óculos num iPad

Apesar de tudo, o app tem suas limitações. Ele só consegue exibir superfícies e esqueletos (deixando curvas, textos e dimensões para trás), não permite que você faça sombreamento e há um limite para o tamanho dos arquivos de cerca de 50MB (ou um milhão de polígonos). Pelo menos o suporte já é incluído na compra do app universal, que custa apenas US$4 na App Store [5,4MB; requer o iOS 3.2 ou superior em iPads, e o 4.0 ou superior em iPhones e iPods touch].

Enquanto isso, a versão do Rhinoceros para Mac OS X continua sendo preparada para chegar pouco depois de a versão 5 para Windows ser lançada. Quem quiser se aventurar perigosamente, pode se cadastrar aqui para testar a versão Wenatchee, que está numa fase de desenvolvimento tão inicial que ainda não é nem chamada de beta.

[dica do Guilherme Ribeiro Carvalho]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vivo se pronuncia sobre FaceTime no iPhone 4, mas não diz muito [atualizado]

Próx. Post

Apple, Google e outras grandes empresas entram em acordo com o Dep. de Justiça sobre contratações

Posts Relacionados