Ok, nós não estamos tão mal quanto os países dos Emirados Árabes (ou o Oriente Médio como um todo), mas é muito triste ver que, após uma semana completada do lançamento do iPhone 4 no Brasil, muita gente ainda não consegue usar um dos seus principais recursos, o FaceTime, para vídeo-chamadas com a câmera frontal do aparelho.
No começo da semana, a Claro afirmou ter solucionado os problemas, mas muita gente ainda reclama que não consegue ativar seu iPhone 4. Hoje, a Vivo publicou um rápido comunicado sobre o assunto em seu blog oficial, mas não disse muito. “Estamos empenhados em responder os comentários registrados aqui, junto ao fabricante, o mais breve possível. Importante dizer que o aplicativo não utiliza a rede das operadoras. O usuário precisa estar conectado a uma rede Wi-Fi”, afirmou a representante Claudia.
De fato, quanto ativado, o FaceTime funciona única e exclusivamente via Wi-Fi. Todavia, como já explicamos aqui, antes disso o usuário precisa enviar uma SMS internacional pelo aparelho e, somente quando o servidor da Apple lhe dá luz verde, a operadora passa a ser descartada no processo de utilização do recurso. É justamente nesta etapa que muita gente tem empacado.
A Apple Brasil, até o momento, não liberou nenhum comunicado oficial sobre o assunto.
Atualização
Após a publicação deste artigo, o leitor edbertin entrou em contato conosco enviando um email recebido do suporte técnico da Claro:
A operadora afirma que sua equipe técnica está realizando o reparo da falha e solicita que novos testes de ativação do FaceTime sejam feitos a partir das 17 horas do dia 1º outubro, daqui a exatamente uma semana.