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Força da marca Apple no Brasil aumenta 14% em 2010

A Apple não ficou entre as dez primeiras, mas teve o quinto maior aumento na sua força de marca, de 2009 para 2010: 14% — perdendo somente para Walmart (24%), Petrobras (18%), Oi (15%) e Red Bull (15%).
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Foi publicada nesta semana a sexta edição do “Superbrands Brasil”, um levantamento que avalia as marcas mais fortes e com melhor desempenho no país. A amostra da pesquisa avaliou 1.200 grandes marcas presentes no Brasil, nacionais e estrangeiras.

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A Apple não ficou entre as dez primeiras, mas teve o quinto maior aumento na sua força de marca, de 2009 para 2010: 14% — perdendo somente para Walmart (24%), Petrobras (18%), Oi (15%) e Red Bull (15%).

“Estas marcas foram beneficiadas em parte pelo bom desempenho da economia brasileira com um crescimento de mais de 7%, mas também se destacaram pelos padrões de governança e gestão estratégica e econômica de suas marcas, com bom desempenho em termos de posicionamento, qualidade, lealdade, satisfação, imagem, desempenho em suas ações de canal, distribuição, entrega, relacionamento com clientes, valor agregado, pós-venda, assistência técnica, produtos/serviços”, explicou Gilson Nunes, CEO da Superbrands Brasil.

Encabeçam o ranking geral Nestlé, McDonald’s, Rede Globo, Coca-Cola, Nike, Bradesco, Fiat, Mercedes Benz, Banco do Brasil e Itaú. O “Índice de Força da Marca” da Superbrands envolve a análise de 35 atributos, incluindo preço/valor agregado, produto/serviço, canal de venda/distribuição, pós-venda, qualidade e efetividade do marketing, comunicação e sustentabilidade — com pesos diferenciados para cada um.

[via EXAME.com]

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