Todos nós sabemos disso muito bem na prática, mas agora um estudo do Pew Research Center [1, 2] colocou em números: a Apple domina o noticiário de tecnologia, abocanhando 15,1% das reportagens, contra 11,4% do Google, 7,1% do Twitter, 4,8% do Facebook e 3% da Microsoft.
Segundo Amy Mitchell, vice-diretor do Pew, a Apple tem “uma forma muito pública de lançar produtos”, o que contribui fortemente para esse ciclo. Tamanha vantagem sobre o Google, porém, não era prevista antes de a pesquisa ser realizada.
Para chegar a esses números, o Pew avaliou a cobertura geral de tecnologia usando 437 reportagens de 52 veículos de mídia nos Estados Unidos — difundidos via televisão, rádio, imprensa e web —, durante 12 meses (terminando em junho de 2010). Falando de temas específicos, o iPhone 4 foi quem esteve mais na mídia, com 6,4% da cobertura, seguido do iPad (4,6%) e do Windows 7 (0,5%).
É claro que nem tudo o que se fala na mídia é positivo, mas, se seguirmos o ditado “falem mal, mas falem de mim”, Steve Jobs deve estar rindo à toa.
[via Media Decoder]