É uma baita de uma ironia, mas um dos recursos (se não *o* recurso) mais falados do iPhone 4 ainda não pode ser usado por muitos dos brasileiros que compraram o novo smartphone da Apple. Há uma semana, a Claro afirmou ter resolvido os problemas em sua rede, mas até hoje tem gente reclamando das mesmas dificuldades. A Vivo se pronunciou na última sexta-feira, mas não disse muito.
Hoje, a Mac+ recebeu respostas de Claro e TIM acerca do problema:
As duas operadoras informaram que estão analisando os casos dos clientes que não conseguiram ativar o FaceTime, para resolver a situação o mais rápido possível. Também estão treinando seus funcionários para orientá-los quanto ao FaceTime em suas lojas.
Quanto ao envio de SMS internacional para a ativação do serviço, tanto a TIM como a Claro avisam que os clientes não serão tarifados pela ativação, e os que forem tarifados devem entrar em contato com a central de atendimento para ter o valor ressarcido.
Com isso, apenas a Oi não disse nada sobre o assunto até agora. Imaginamos ser apenas uma questão de tempo até todos esses problemas serem solucionados, e esperamos que as quatro telecoms sejam sensatas para ouvir os clientes e não cobrar nem um centavo pelas SMSs internacionais enviadas para ativação — dezenas e dezenas, no caso de algumas pessoas.
Em nota relacionada, o Tecnoblog publicou hoje um tutorial que explica como ativar o FaceTime de forma complicada e não muito recomendada, mas que tem se mostrado bem-sucedida para alguns.